Punhobol une dois continentes
Europa e América do Sul trouxeram mais de 400 atletas para as disputas em Pomerode.
Entre os dias 12 e 15 de abril, Pomerode sediou o 4º Campeonato Mundial de Punhobol Veterano Interclubes 2012. Ao todo, 41 equipes competiram nas modalidades feminino 30 anos e masculino 35, 45 e 55 anos. Os atletas vieram de seis países diferentes: Brasil, Alemanha, Suíça, Chile, Argentina e Áustria. Essa foi a primeira edição em que as mulheres também participaram.
A iniciativa de trazer o mundial para Pomerode se deu ainda em Missiones na Argentina, quando do 3º Mundial de Punhobol, como conta Fred Zibell, membro da equipe organizadora de 2012: “Esse sonho começou há quatro anos, na Argentina. Numa roda de conversa estávamos o Frank Stortz e eu conversando em alemão e começamos a nos entrosar e percebemos que estávamos conversando com o pessoal da Federação Internacional de Punhobol. Então, a gente se apresentou, apresentamos Pomerode e eles nos perguntaram se não queríamos sediar os próximos jogos mundiais”.
Os jogos foram no Faustball Sport Center (Parque de Eventos) com dois jogos simultâneos das modalidades masculino 55 anos e feminino; e no estádio Floresta, dividido em três campos onde havia jogos simultâneos entre as categorias masculino 35 e 45.
A delegação de Novo Hamburgo (RS) levou três taças para casa. As mulheres ficaram em primeiro lugar e as equipes 35 e 45 masculino levaram o terceiro lugar. O vice-presidente da Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo, Alfeo Cauve Rost, contou que vieram em quatro equipes e destas, apenas o masculino 55 não ficou entre as três primeiras posições. “O campeonato perto de casa nos permitiu inscrever quatro equipes. Claro que levar prêmios é gratificante, mas participar é o que convém”.
A cidade gaúcha ainda tem um projeto de preservação desse esporte. “Desenvolvemos um projeto para ensinar o punhobol nas escolas do município, a fim de manter a prática desse esporte”, contou Rost.
Sobre o evento, o presidente da Fundação Promotora de Eventos e Esportes de Pomerode (Funpeel), Arlindo Ewald, comentou que é através desses eventos que se divulga o município e assim movimenta o comércio e a hotelaria, gerando renda para os empresários.
Simultâneos ao evento ocorreram atrações culturais, com a finalidade de mostrar aos visitantes um pouco da cultura de Pomerode, de Santa Catarina e do Brasil. Na noite do dia 12 houve a noite catarinense, com comidas típicas e apresentação da dupla pomerodense Sandro e Wilson.
Na sexta-feira, dia 13/04, foi feita a abertura oficial do evento, com a noite do Brasil e ainda, o jantar à moda brasileira. A Escola de Samba do grupo especial de Florianópolis, Protegidos da Princesa, animou os presentes com muito samba. Depois a noite seguiu com a apresentação de Gabriel e Banda (Sertanejo Universitário).
No sábado, a noite alemã trouxe comida germânica, apresentação cultural do grupo folclórico Alpino Germânico (Pomerode) e o show do Alpen Musikanten, de Blumenau. No último dia, a noite gaúcha fechou as atrações culturais com comida sulista e apresentação de Sandro e Wilson.
Houve ainda um evento paralelo, que mostrou um pouco das belezas naturais de nossa cidade e região. A 11ª Exposição de Orquídeas de Pomerode aconteceu de 12 a 15 de abril, no Pavilhão de Eventos, promovida pelo Círculo de Orquidófilos de Pomerode.
O gerente de esportes de Funpeel, Frank Utech, avaliando o evento disse que os objetivos foram atingidos. “Foram dois anos de planejamento minucioso e podemos dizer que nada saiu a desgosto. Uma característica dos outros mundiais e que conseguimos manter, foi a integração e valorização da amizade através das noites culturais. O ponto alto foi a festa brasileira, muitos turistas elogiaram.”
Reforço para Pomerode
O time de Pomerode da categoria 35 anos recebeu um reforço austríaco. O jogador Peter Fuchs veio indicado para jogar com a equipe do município. Fuchs disse estar muito feliz em jogar na cidade e que a integração com a equipe foi ótima, elogiou a organização e a logística do evento.
Pomerode estava inscrito com duas equipes. A equipe 35 anos ficou em sétimo lugar e a equipe 45 anos ficou em décimo primeiro lugar na categoria.
Personalidades do Punhobol
O jogador argentino Ernesto “Chupa-Chupa” é conhecido por ser um verdadeiro veterano do esporte, com várias participações. Ele até inventou um jogada de saque: “Eu estava treinando quando, sem querer, raspei o punho na bola. Deu certo, hoje eles chamam de saque raspadinha”, conta.
Pioneiro pomerodense
Homenageado na cerimônia de abertura do mundial, Sido Konell foi um dos precursores do punhobol em Pomerode. Ele relata que ainda na década de cinquenta a modalidade tentou ser implantada no município, porém não houve grande difusão. Mas foi em 1980, durante os Jogos Abertos de Jaraguá do Sul, que Konell conheceu o punhobol e juntamente com Waldemar Wiesner da então Comissão Municipal de Esportes (CME), trouxe o esporte para Pomerode.
O auge do esporte na cidade foi no final da década de 1980 e início da década de 1990, quando o time da cidade ficou em primeiro lugar nos jogos abertos de Joaçaba e por alguns anos se manteve nas primeiras colocações dos campeonatos em que participava. “Em 1988, foi o primeiro ouro que Pomerode ganhou em competições esportivas”, lembra Konell.
Hoje o esporte é conhecido e praticado nas escolas, além de também fazer parte dos Jogos Estudantis de Pomerode. “Ninguém conhecia! Então, quando nós iniciamos foi uma novidade, as pessoas chegavam e perguntavam: ‘O que é o Punhobol?’ Daí então a gente convidava para participar e jogar”, lembra o ex-treinador.
Hoje, depois de 31 anos de punhobol em Pomeode, Konell responde com emoção e brilho no olhar que se sente orgulhoso de ter recebido a homenagem durante o campeonato Mundial Veterano Interclubes. “Sinto-me honrado pelo reconhecimento, fico orgulhoso em ver que hoje quem está no comando do punhobol são os que foram meus colegas ou vieram depois”.
Copa Sub 18
Foi realizado ainda um acordo entre a Federação Internacional de Faustball (Punhobol) e a Associação Pomerodense de Punhobol para a realização da Copa do Mundo de Punhobol Sub-18 em Pomerode, no ano de 2014. A última foi no Chile, em 2010, reunindo 10 seleções masculinas e 8 femininas.
Resultados
30 anos – Feminino
1º Lugar: Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo/RS – Brasil
2º Lugar: Sogipa – Porto Alegre/RS – Brasil
3º Lugar: Rosário – Argentina
35 anos – Masculino
1º lugar: Elipse/Poliesport – Brasil
2º lugar: Hagen – Alemanha
3º Lugar: Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo/RS – Brasil
45 anos – Masculino
1º Lugar: Laakirchen – Áustria
2º Lugar: Sogipa – Porto Alegre/RS – Brasil
3º Lugar: Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo/RS – Brasil
55 anos – Masculino
1º Lugar: Stuttgart – Alemanha
2º Lugar: Leidersbach – Alemanha
3º Lugar: Urfahr – Áustria
Para visualizar mais fotos do 4º Mundial de Punhobol Veterano Interclubes, clique AQUI e AQUI.