Prova de trail run movimenta Florianópolis com corrida em trilhas e paisagens naturais da Ilha
Competição será realizada em 25 de julho, com percursos de 5 km, 9 km, 21 km e 42 km, passando por paisagens da Ilha de Santa Catarina
Foto: Divulgação / Mountain Do
Florianópolis receberá uma das principais provas de trail run do Brasil no próximo dia 25 de julho. O Costão do Santinho será palco do Mountain Do, competição que integra o circuito nacional da modalidade e reunirá corredores em percursos de 5 km, 9 km, 21 km e 42 km, atravessando diferentes cenários naturais da Ilha de Santa Catarina.
As inscrições seguem abertas no site oficial do evento. Neste ano, o circuito também passou pela Praia do Rosa, em Imbituba, reforçando a presença de Santa Catarina no calendário nacional do Mountain Do.

Foto: Divulgação / Mountain Do
A programação oficial começa na sexta-feira (24), com a abertura da Expo Mountain Do. Além da retirada dos kits dos atletas, o espaço contará com expositores, ativações de marcas, degustações e palestras gratuitas para o público.
Parte das inscrições será destinada à preservação ambiental
Além do incentivo ao esporte, o Mountain Do também terá impacto na conservação ambiental. Parte do valor arrecadado com as inscrições será destinada ao apoio à gestão das unidades de conservação de Florianópolis, incluindo o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, área protegida por onde passa parte do percurso da prova.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
Circuito Raízes percorre destinos naturais do Brasil
A etapa de Florianópolis faz parte do circuito Raízes do Mountain Do. Após a passagem pelo Costão do Santinho, o calendário segue por destinos conhecidos pelas paisagens naturais, como Selva Amazônica, Campos do Jordão (SP), Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Pantanal (MS) e retorna à Praia do Rosa, em Santa Catarina, cuja etapa está prevista apenas para 2027.
Calendário Mountain Do 2026
- 25 de julho – Costão do Santinho (SC): 42K, 21K, 9K e 5K
- 31 de julho a 2 de agosto – Desafio Penha (SC): 42K, 21K, 10K, 6K, 5K e 3K
- 8 de agosto – Selva Amazônica: 21K, 10K e 5K
- 23 de agosto – Campos do Jordão (SP): 20K, 10K e 5K
- 5 de setembro – Fernando de Noronha (PE): 21K e 8K
- 27 de setembro – Deserto do Atacama: 42K, 21K e 10K
- 18 de outubro – Pedra Branca: 25K, 15K, 9K e 4K
- 31 de outubro – Chapada dos Veadeiros (GO): 21K, 14K e 7K
- 7 de novembro – Pantanal (MS): 21K, 14K e 7K
- 14 de novembro – São Chico: 20K, 10K e 5K
- 6 de dezembro – CGR: 20K, 10K e 5K
- 11, 12 e 13 de dezembro – Deserto do Saara: 60K, 30K e 10K