Comunidade

Projeto visa melhorar a infraestrutura das ciclovias de Pomerode

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações, em parceria com a cidade de Greifswald

12 de março de 2022

Foto: UFPR

Em conjunto com a cidade de Greifswald, co-irmã de Pomerode, nosso município participa do projeto “Do carro à bicicleta – proteger o meio ambiente todos podem: uma cidade no caminho para a mobilidade sustentável”, que é parte da iniciativa “50 parcerias municipais para o clima”.

O Projeto foi iniciado em junho de 2021 e a previsão é que as obras incluídas nesta fase estejam concluídas até 31 de dezembro de 2023.

De acordo com a Prefeitura de Pomerode, o objetivo principal do projeto é aumentar a proporção da mobilidade sustentável através da melhoria da infra-estrutura da ciclovia e através de decisões responsáveis / ambientalmente conscientes dos cidadãos de Pomerode na escolha do seu meio de transporte.

“Para atingir os objetivos do projeto, são necessárias medidas de infra-estrutura e, em particular, o reforço da consciência ambiental e da motivação para decisões de mobilidade sustentável. A participação em pelo menos três workshops e as decisões administrativas correspondentes visam garantir que os representantes do município parceiro (Pomerode) continuem a converter a infra-estrutura de transporte para promover a mobilidade sustentável após a conclusão do projeto”, afirmou o engenheiro responsável pelo Projeto, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Cláudio Marcos Krueger.

As ações do projeto serão executadas, inicialmente, em três pontos principais da cidade: o Centro Cultural, no entorno da Prefeitura Municipal, e próximo ao Parque de Eventos.

E, para que o objetivo principal do projeto seja atingido, foram definidas medidas específicas a serem adotadas, sendo elas:

– Remodelação e fechamento de vãos (descontinuidades) na rede de ciclovias em um comprimento total de 3.680 metros incluindo melhoria dos sistemas de controle de tráfego (sinalização, sistema de sinal, placas de sinalização, marcações), melhorando a segurança do tráfego e reduzindo o limite de inibição para uso ambientalmente correto das opções de mobilidade;

 

Foto: Divulgação / UFPR

– Ampliação e melhoria das vagas de estacionamento de bicicletas e implantação de 3 locais de descanso (Bike HUB) em um processo participativo, melhorando a sensação de conforto e aumentando o uso da bicicleta;

– Planejar a expansão da rede de ciclovias até os limites da cidade para conexão com as outras ciclovias de forma a reduzir o tráfego de automóveis. Como parte do projeto, as comunidades do entorno serão envolvidas no desenvolvimento de estratégias suprarregionais de mobilidade ambientalmente correta em oficinas, com base nos conceitos suprarregionais já existentes de “ônibus-bicicletas” e ônibus intermunicipais entre Blumenau e Pomerode;

– Sensibilizar o público para o uso mais seguro das bicicletas, incluindo a instalação de dispositivos de controle e serviço (por exemplo, ferramentas, estações de recarga, bombas de ar públicas). Campanhas para exercer sua própria responsabilidade pelo uso seguro da bicicleta em áreas de tráfego público e pelo cumprimento das regras de trânsito e padrões mínimos de freios, iluminação e cumprimento das regras de trânsito;

– Sensibilizar a população e as partes interessadas relevantes para a relevância do tema da mobilidade sustentável para a compensação da geração de carbono necessária para atingir os objetivos globais de proteção do clima.

Para a realização das melhorias previstas no projeto, estão previstos cerca de 177.300 euros, o que equivale a cerca de 978 mil reais, na cotação atual, divididos em 157.300 euros da empresa Engagement Global / Skew, 3.000 euros da cidade de Greifswald e 17.000 euros de Pomerode.

Notícias relacionadas