Educação

Projeto “Turno Livre” em mais duas escolas da Rede Municipal

As escolas da Rede Municipal E.E.B.M. Duque de Caxias e E.E.B.M. Professor Vidal Ferreira farão, a partir deste ano, parte do Projeto “Turno Livre”.

1 de junho de 2015

As escolas da Rede Municipal E.E.B.M. Duque de Caxias e E.E.B.M. Professor Vidal Ferreira farão, a partir deste ano, parte do Projeto “Turno Livre”. O objetivo é atender a demanda da comunidade do Ribeirão Areia e Pomerode Fundos, principalmente dos pais que, durante o período de trabalho, não têm onde deixar os filhos.
Em 2010, o projeto foi implantado na E.B.M. Almirante Barroso. E.M. 2011, na E.B.M. Hermann Guenther. A E.E.B.M. Duque de Caxias também foi contemplada no ano passado com uma creche para atender as crianças menores.

O projeto
O Projeto “Turno Livre” faz parte do Plano de Governo do Prefeito Paulo Maurício Pizzolatti e da Vice-Prefeita Gladys Siewerdt. A intenção do Projeto é atender crianças do 1º e 2º anos cujos pais trabalham durante o período integral ou oposto ao do horário de aula. Podem participar do “Turno Livre” crianças que os pais comprovem que não tem onde deixar e nem como subsidiar alguém para ficar com seus filhos no período em que trabalham e não há aula. Os pais também passam por uma avaliação sócio-econômica.
A tendência é que o Projeto seja implantado em todo o município, mas a médio prazo. Outro quesito avaliado é o local em que a criança mora. Ela deve morar próxima à escola que possui o Projeto, além de estudar na mesma.
A Secretária da Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten, afirma que a escolha das escolas é efetuada através de pesquisa: “A escolha da escola é feita de acordo com os locais em que detectamos carência e número de alunos que possuem Bolsa Família”. Atualmente quatro escolas possuem o Projeto “Turno Livre”. Com isso, cerca de 120 crianças são contempladas com o contraturno escolar.

Notícias relacionadas