Estado

Projeto Novos Talentos – SC Games, é um estímulo a jovens talentos na tecnologia dos jogos

O SC Games é um projeto do Governo de Santa Catarina, e é coordenado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação

11 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação

Há algum tempo os pais de Daniel Carvalho Jung (foto), de 9 anos, buscavam uma atividade para estimular o talento que ele demonstra para desenhar. A mãe do menino, Steffanie Carvalho, viu a divulgação das vagas para o projeto Novos Talentos – SC Games, do Governo de Santa Catarina, e ficou interessada. “Como o curso oferece aulas virtuais, ficou mais fácil para o Daniel acompanhar as aulas”, relembra Steffanie.

O projeto Novos Talentosé uma das ações do Programa SC Games, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.  O estudante da EEBM. Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder (em Pomerode/SC) iniciou as aulas do projeto em setembro deste ano de 2023, no curso de arte 2D e o de Arte no Gaming design. “Ele adora as aulas de artes 2D já que ele ama desenhar no papel, mas os desafios da professora no Gaming design tem feito ele olhar outras possibilidades de desenvolver o seu estilo em outras plataformas, e principalmente para uma das coisas que ele mais adora, que são os games. Os conceitos são bem detalhados e ao mesmo tempo de fácil compreensão”, destaca a mãe.

Para Daniel, o curso traz desafios da tecnologia e o ajuda a aprimorar os desenhos. “É legal pensar em novas formas de fazer os jogos, já que na aula de Game Design temos que pensar em tudo, até no cenário, na história, referências para criar nosso personagem e também trabalhar em equipe com projeto”, relata o menino.

A evolução de Daniel foi visível: em alguns meses de aulas ele progrediu muito. “Eu já gostava de desenhar, mas a professora foi mostrando tipos de perspectiva, efeitos e os desafios já me faziam treinar cada vez mais. Gosto de desenhar, mas não era fã de pintar, aí quando aprendi a tabela de cores quis testar e estava ficando cada vez mais bonito o que eu fazia”, conta.

Recentemente veio um reconhecimento: o desenho de um leão criado por Daniel ficou entre os finalistas no concurso regional “Traços do Meu Vale”, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí ( CIMVI ), em Pomerode. “Eu fiquei tipo: ‘uau’, realmente não estava esperando. Tinham bons desenhos na minha turma, eu me dediquei para fazer o melhor que eu podia, conta ele feliz com o resultado.

Participar do Projeto Novos Talentos- SC Games é motivo de orgulho entre os familiares. “O melhor é ver o brilho nos olhos dele após as aulas, querendo me ensinar o que aprendeu e me mostrar cada desenho novo… Ainda estamos aguardando a abertura da turma de programação. A professora nos atende prontamente e está sempre dando suporte para eles nos grupos, mesmo fora do horário das aulas. Só temos o que agradecer”, finaliza Steffanie.

Cada vez mais familiarizado com a tecnologia do universo dos games, Daniel faz planos para o futuro e quer trabalhar nesta área. “Eu vou ser programador de jogos. Aprender a desenhar bem já vai me ajudar com meus projetos, mas sei que trabalhar em equipe, cada um fazendo uma coisa como é na aula, funciona bem melhor. O SC Games tem tudo que eu adoro!”, destaca Daniel.

Sobre o SC Games

O SC Games, projeto do Governo de Santa Catarina, é coordenado e  desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é oferecer, de forma gratuita, uma nova abordagem para o universo de jogos infanto-juvenil, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias.

O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho através do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra na indústria de games. “Queremos tornar o Estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando o interesse neste mercado em expansão”, destaca Heleno Orladino Martins Junior, Gerente de Rede Catarinense de Centros de Inovação.

Ao longo de sua história já foram ofertadas aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, cujo objetivo foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos que passaram pelo projeto. “As crianças deixam de ser apenas usuários dos jogos para programar e preparar a sua própria arte que também serve para diversos ramos de atuação”, conta Márcia Battistella, coordenadora pedagógica.

Para o ano de 2024, o Programa está passando por uma reformulação para trazer mais novidades para os participantes e fomentar ainda mais o ecossistema de games de Santa Catarina através do incentivo de empresas e desenvolvedores.

Fonte: Governo do Estado

Notícias relacionadas