Projeto da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Pomerode é contemplado pelo TJSC
Projeto irá custear diversas ações em prol da causa, em Pomerode
Foto: Divulgação / Ama Pomerode
Nesta semana, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Pomerode (AMA Pomerode), recebeu a confirmação de que terá um projeto social contemplado pelo Conselho Gestor da Conta Centralizada do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no âmbito do Edital de Chamamento n. 310051620516.
O programa engloba diversas iniciativas em prol da inclusão. O projeto social contemplado é chamado “Parte do Mundo e não um Mundo à Parte”, e engloba algumas ações inéditas, planejadas pela AMA Pomerode, para aprimorar a inclusão nas Escolas.
“O projeto de educação inclusiva visa o direito de todos à educação, em especial os estudantes com autismo e tem como finalidade garantir acesso, participação, permanência e aprendizagem. Sabemos que a sociedade está mais justa e participativa, porém, a falta de informação ainda é um grande desafio que permeia no universo Autista. Não se trata apenas do simples acolhimento do diferente, entendido como aquele que foge aos padrões, mas fundamentalmente de uma reorganização pedagógica das escolas e das práticas de ensino”, afirmou a presidente da Ama Pomerode, Anna Paula Duarte.
As ações que estão inclusas no projeto são:
– Projeto piloto em uma escola municipal de Pomerode, que apresenta o maior número de estudantes autistas, para substituir o sinal sonoro de intervalo de aula para sirene musical escolar a fim de evitar que os estudantes sejam submetidos a incômodos sensoriais ou risco de pânico;
– Disponibilizar abafadores de som para alunos Autistas suporte graus 2 e 3;
– Adquirir cordões e crachás de identificação para todas as crianças autistas do Munícipio de Pomerode;
– Confeccionar folders explicativos de Autismo para distribuir na comunidade de Pomerode, trabalho de conscientização.
Para a execução das ações propostas, o valor aprovado foi de R$14.407,00. A assinatura do Termo de Convênio será realizada no dia 22 de janeiro de 2024, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
“Estamos empolgados em começar o ano realizando essa ação e com a certeza de que conseguiremos fazer ainda mais pela nossa comunidade. Agradecemos a todos que tornaram isso possível e contamos com o apoio de cada um de vocês nessa jornada de inclusão. Os estudantes autistas merecem todo o convívio saudável que uma sala de aula apresenta, e nesta perspectiva é preciso que a escola seja adaptada a realidade dos educandos com autismo e o ambiente seja propício ao acesso à participação de todos, para que todos sintam-se valorizados”, destacou Anna.
Diretoria da AMA Pomerode:
A Associação também apresentou a sua diretoria e conselho fiscal, que serão responsáveis por dar seguimento às ações e aos projetos elaborados pela AMA Pomerode, em prol da causa autista, na cidade:
Presidente: Anna Paula Duarte
Vice-presidente: Karine Aparecida Ebert de Oliveira
1ª Secretária: Daiane Bahr Silveira
2ª Secretária: Jocasta Paz Barcellos
1º Tesoureiro: Jonathan Fernando da Silva
2ª Tesoureira: Adria Carla de Oliveira
Conselho Fiscal (titulares): Gabriela Conradt Schulz, Janete Gonçalves Moraski e Raphael Marcelo Stange.
Conselho Fiscal (suplentes): Eduardo Randuenz, Vanderlei Luiz Cristofoletti, Wanderlei Denis Dallmann.