Educação

Professores passam por capacitação para o novo programa de alfabetização

Os docentes são orientadores de estudo e devem repassar o conhecimento aos 2,5 mil alfabetizadores do Estado. A capacitação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e vai assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2013, a formação será em Linguagem e em 2014, em Matemática.

1 de junho de 2015

Os docentes são orientadores de estudo e devem repassar o conhecimento aos 2,5 mil alfabetizadores do Estado. A capacitação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e vai assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Em 2013, a formação será em Linguagem e em 2014, em Matemática. O programa prevê ainda a entrega de materiais didáticos específicos para alfabetização para escolas e professores, entre eles: livros didáticos, dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.
No Estado, o PNAIC integra o Pacto pela Educação no Estado. Segundo o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, esse é um importante passo para aumentar ainda mais a qualidade do ensino catarinense. 'Queremos melhorar nossos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e, com certeza, a formação continuada dos professores alfabetizadores e os materiais didáticos que serão repassados às escolas e aos professores contribuirão para isso', afirma.

Programa Brasil – Santa Catarina Alfabetizada – Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estar em sala de aula, têm a chance de aprender a ler e escrever por meio do Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada. O Estado tem se destacado no cenário nacional pela execução do programa. Os esforços estão rendendo resultados positivos. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010 aponta que a taxa de analfabetismo em Santa Catarina diminuiu de 5,17%, em 2006, para 3,86%, em 2010, o que representa uma queda de 1,92%.
Até 2011, cerca de 50 mil pessoas concluíram o programa, que tem como principal objetivo promover a inclusão de catarinenses, com 15 anos ou mais, no mundo do conhecimento formal, contribuindo para a ampliação da cidadania e a universalização do direito à educação. Para 2013, o Programa será oferecido em todas as regiões do Estado e terá a duração de oito meses. 'Nossa meta para 2013/2014 é alfabetizar cerca de 10 mil catarinenses. Trabalhamos para que todos os catarinenses tenham acesso à escola', afirma a diretora de Educação Básica e Profissional, Scheilla Marins.
A Secretaria de Educação também está realizando a seleção de alfabetizadores, tradutores-intérpretes de libras e coordenadores de turmas, para atuarem em turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos do Programa Brasil – Santa Catarina Alfabetizada. Neste ano, serão disponibilizadas até 600 vagas para a função de alfabetizador e até 60 para a função de coordenador de turmas. O resultado da seleção sai no dia 22 de fevereiro.

Notícias relacionadas