Professora de Pomerode é premiada como Orientadora Destaque na FEBIC
Entrega do Prêmio foi realizada durante a FEBIC
Foto: Arquivo pessoal
A professora de Pomerode, Paola Stéfany Maass de Souza, foi a vencedora do Prêmio Orientador Destaque, na IX FEBIC, realizada em Pomerode, na última semana.
O prêmio foi entregue na sexta-feira, 20 de setembro, durante a segunda parte da etapa de premiação da FEBIC. A conquista veio por meio da orientação no projeto “Polímeros: da química à necessidade – explorando suas aplicações e transformações para o uso essencial”, elaborado com alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima.
A indicação de Paola foi feita pelos próprios alunos do Projeto, no momento da submissão da inscrição do trabalho. No formulário, deveria ser preenchida a “Justificativa da Indicação” e a “Biografia do Professor Indicado’. Também precisava ser anexado ao sistema o link de publicação no Youtube do vídeo de apresentação da indicação, com duração de até cinco minutos, abordando de maneira espontânea os requisitos de conteúdo do vídeo, além de uma foto do orientador com boa resolução, para divulgação da votação popular na rede social.
O vencedor do Prêmio Orientador Destaque foi escolhido por votação popular (20% da nota), avaliação do vídeo pela comissão de avaliação da FEBIC (40% da nota), desempenho do Projeto inscrito na FEBIC (a nota final do projeto de pesquisa orientado ou coorientado pelo inscrito neste prêmio compôs 40% da nota final de avaliação do Prêmio Orientador Destaque).
Na avaliação da comissão, os critérios analisados foram a biografia do orientador, a objetividade da apresentação, criatividade e organização do vídeo, espírito inovador do orientador, conteúdos solicitados no regulamento.
Ao fim de toda esta avaliação, Paola foi a vencedora do Prêmio Orientador Destaque e, segundo a professora de Pomerode, a conquista trouxe um misto de emoções.
“Foi um momento de felicidade e surpresa. Eu sabia que havia sido indicada, mas como estava concorrendo com mais de 20 pessoas, que já concorreram e até ganharam em anos anteriores, considerava a indicação uma vitória e não esperava ganhar”, revela.
Ainda, Paola comenta que a conquista do Prêmio também foi o reconhecimento de muita superação em todo o processo de elaboração do Projeto apresentado.
“Ganhar este Prêmio foi ainda mais gratificante, pois esta foi a FEBIC mais difícil para mim, já que não pude estar presente com meus alunos na Feira e em alguns momentos do desenvolvimento do Projeto, devido aos cuidados necessários com a minha gestação de gêmeos. Na quinta-feira anterior ao início da Feira, tive sinais de que estaria começando o trabalho de parto, então meu médico não me liberou para estar presente nela em nenhum momento, o que foi bem difícil para mim. Então, ganhar o Prêmio foi surreal, já que eu também não pude estar com eles durante muitos momentos na elaboração do Projeto, e nos esforçamos muito para que tudo continuasse da melhor forma”, comenta a professora.
Felizmente, o médico de Paola a liberou para estar presente na premiação e, segundo a orientadora, foi necessário controlar a emoção naquele momento. “Tenho muito orgulho dos meus alunos, pelo que fizeram sem a minha presença física naquele momento, e divido este prêmio com eles, pois sem meus orientandos não sou nada. O sentimento é de gratidão por termos conseguido chegar ao final desta FEBIC, com tudo dando certo, e todo o esforço coroado com esta premiação”, finaliza.