PROERD forma 468 alunos, de 12 escolas de Pomerode, em 2023
Solenidade de formatura reuniu pais, alunos e comunidade, no Ginásio Ralf Knaesel
Foto: Tatiane Hansen / JP
Mais uma turma de pequenos pomerodenses preparados para dizer “não” às drogas. Nesta quarta-feira, 28 de novembro, foi realizada a cerimônia de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em Pomerode.
A cerimônia de formatura foi realizada no Ginásio de Esportes Ralf Knaesel, nas dependências do Parque de Eventos Municipal, e reuniu alunos, famílias, além de membros da Polícia Militar, da comunidade em geral e o famoso leão do PROERD, o Daren, que fez a dança oficial do Programa, com os formandos
No ano de 2023, 468 alunos, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 12 escolas públicas e privadas, totalizando 21 turmas, se formaram no PROERD, em Pomerode. Também foram sorteados passaportes para o Alles Park, duas bicicletas, doadas pelo Volksfriends e pela CDL Pomerode. Além disso, os alunos destaque de cada escola receberam uma pelúcia do leão Daren, que também foi sorteada entre os professores regentes de cada turma participante do Programa, neste ano.
O Cabo Marcos, instrutor do PROERD, destaca o orgulho em poder formar mais uma turma de pequenos cidadãos, contra as drogas e a violência, em Pomerode.
“Foi um ato muito gratificante, formando estes 468 alunos. Tudo foi feito com muito carinho, pensando nas crianças, na alegria delas e dos convidados também, pois sabemos da expectativa criada pelos pais, nestes três meses e meio de caminhada, até a formatura”, afirma.
Já o Capitão Felipe Peixoto, comandante do Pelotão de Polícia Militar de Pomerode, enalteceu a importância do PROERD, como forma de estreitar os laços entre a PM e a comunidade.
“O PROERD tem uma importância internacionalmente reconhecida e ver uma solenidade como esta, em Pomerode, com a emoção que tivemos nesta noite e com o que ela representa, é como uma da Polícia Militar na cidade, dos valores que ela prega, os quais são ensinados às nossas crianças, próximo da chegada delas à adolescência. Eles terem a conscientização, o apoio e, principalmente, o policial militar como referência, certamente fará diferença na vida deles. Se olharmos para o público presente, com pais e professores, vemos que representa a presença policial na comunidade”, frisou.
Por fim, o Tenente Coronel Mário Elias, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, comentou que o PROERD é uma das iniciativas mais importantes para a instituição.
“A Polícia Militar tem, no PROERD, o seu Programa mais importante e sempre digo que a PM se destaca no dia a dia por cuidar da segurança pública, para prevenir crimes contra o patrimônio, mas, no geral, com PROERD, atingimos a faixa da sociedade que consideramos a mais importante, que são as crianças. É um Programa muito especial para a Polícia Militar e, em uma noite como esta, sentimos como é importante o PROERD, de coração, graças à empolgação que percebemos nas crianças. É um momento muito especial, de realização por todo o esforço em sala de aula, com o Programa”, ponderou.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Confira mais fotos da solenidade, clicando aqui!