Primeiro passo dado com sucesso
A diretoria da Associação Esportiva Floresta classificou a participação da equipe, na Copa Santa Catarina Sub 15, como positiva.
No último domingo, dia 23 de junho, o Floresta encerrou a sua participação na Copa Santa Catarina Sub 15, no Estádio Hermann Weege, com uma derrota para o Nação E.C. (Joinville), por 1 a 0. Com isso, a equipe pomerodense, que integrou o Grupo A, terminou na quarta colocação, com sete pontos conquistados, somando duas vitórias, um empate e cinco derrotas.
Mesmo o resultado, dentro de campo, na ter sido o esperado, a diretoria do Verdão classificou a participação na competição estadual federada como positiva. “Quando acertamos a nossa participação na Copa Santa Catarina Sub 15, tivemos cerca de 40 dias para montar a equipe, praticamente do zero. Por isso, o primeiro turno foi de organização do time e os resultados não foram muito favoráveis. Já no segundo, conseguimos nos firmar, com um elenco definido, e obtivemos alguns bons resultados. Se tivéssemos começado antes com o projeto, provavelmente, teríamos classificado”, declara o presidente da Associação Esportiva Floresta, Ivo Brehmer.
Para ele, a competição foi de muito aprendizado, justamente, por ser federada e possuir uma grande organização, principalmente, na parte financeira. “Mas como gostamos das coisas sempre corretas e organizadas, decidimos encarar esse desafio, que não vai parar. Teremos um recesso de, mais ou menos, duas semanas, e, após, vamos nos reorganizar e definir o planejamento até o fim do ano. Dentre as ações, vamos retomar a captação de atletas na faixa dos 13 e 14 anos, para começar a trabalhar a competição, já visando o ano de 2020. Desta vez, teremos bastante tempo para nos organizar e chegar no ano que vem fortalecidos, com um grupo melhor e com força, para conquistarmos nossos objetivos”, frisa.

Foto: Divulgação
O dirigente também fala sobre o fato de a cidade de Pomerode voltar a ter uma equipe disputando um campeonato de base, na Federação Catarinense de Futebol. “Foi muito importante, afinal, não tivemos um campeonato federado adulto em nossa cidade, por enquanto. Inclusive, é favorável até mesmo para a Liga Pomerodense de Desportos (LPD) perante à Federação. E para o clube, ainda mais, afinal, o DNA do Floresta sempre foi a formação de atletas e a participação nas categorias de base. Esse foi o primeiro passo e temos que continuar trabalhando, com o ‘pé no chão’, para buscar evoluir sempre”, destaca Brehmer.
O time estuda, também, outras ações para fomentar as categorias de base, no segundo semestre. “Vamos avaliar, junto à comissão técnica, a formação de uma equipe Sub 13 e a possibilidade de participarmos de competições menores não federadas, em nível regional, para fomentar as categorias acima dos 15 anos. Nas menores, como Sub 7 e Sub 9, o Floresta está a todo vapor, com a continuidade das Escolinhas, no campo de grama sintética, localizado no Ginásio Ludwig Joseph Basten. E a procura está bastante interessante, uma vez que, praticamente, dobramos o número de horários, desde que os trabalhos iniciaram. Na nossa avaliação, a base da Associação Esportiva Floresta é um sucesso e continuaremos trabalhando para que ela se mantenha e evolua”, finaliza o dirigente.