Primeiro dia de outono é marcado por geada e baixas temperaturas na Serra Catarinense
Estação iniciou nesta quinta-feira (20); Vale dos Caminhos da Neve registra temperatura de 2,1°C

Foto: Mycchel Legnaghi
O primeiro dia do outono começou com geada em São Joaquim, na Serra Catarinense. A estação iniciou às 6h01min desta quinta-feira, 20 de março.
De acordo com a Epagri/Ciram, órgão estadual que faz a medição e o acompanhamento meteorológico, o município registrou 2,11 °C às 7h desta quinta-feira.
O registro foi feito na região do Vale dos Caminhos da Neve, localizado a três quilômetros do Centro, que apareceu coberta pela camada de gelo.
Este é o terceiro registro de geada consecutiva em março na localidade. O último recorde ocorreu em 2014, ou seja, há 11 anos que a Serra Catarinense não tinha tantos dias com geada neste mês.

Foto: Mycchel Legnaghi
Início do outono em Santa Catarina
O outono no Hemisfério Sul iniciou nesta quinta-feira, marcando a transição entre o verão quente e úmido para um período mais seco e com temperaturas gradativamente mais baixas. Em Santa Catarina, a estação será caracterizada por temperaturas acima da média, maior amplitude térmica e um padrão de chuvas diferente do registrado nos meses anteriores.
De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, com a chegada do outono, os temporais típicos do fim de tarde tendem a diminuir em todo o estado. A principal influência para a ocorrência de chuvas passa a ser a passagem de frentes frias, muitas vezes associadas a ciclones extratropicais no oceano. Esses sistemas podem provocar precipitações significativas em alguns períodos, mas, no geral, os volumes tendem a ser menores em comparação ao verão.

Foto: Mycchel Legnaghi
Outro fenômeno marcante do outono catarinense será a maior variação de temperatura ao longo do dia. As manhãs e noites tendem a ser mais amenas, enquanto as tardes podem registrar temperaturas elevadas, especialmente nas regiões do Oeste e Litoral. Conforme a estação avança e o inverno se aproxima, o ingresso de massas de ar frio se torna mais frequente, trazendo temperaturas mais baixas, principalmente para os Planaltos e Serra, onde há condições propícias para a formação de geadas.
O outono deste ano deve apresentar temperaturas acima da média em todas as regiões de Santa Catarina. No entanto, não são esperados períodos prolongados de calor intenso. A expectativa é de uma transição gradual para o frio, com eventos mais intensos de temperaturas baixas à medida que a estação avança.