Comunidade

Presidente da Câmara reforça a necessidade de construção de Heliponto para a cidade

Atualmente, aeronave pousa no gramado, na área externa do HMRT

27 de outubro de 2022

Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira, dia 25 de outubro, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Scheidemantel, presenciou a transferência de um paciente do Hospital e Maternidade Rio do Testo para Blumenau, por meio da Equipe do helicóptero Arcanjo-03, dos Bombeiros Militares de SC.

O motivo foi a verificação de perto da necessidade da construção de um Heliponto para o helicóptero Arcanjo em Pomerode. A iniciativa é do Jornal de Pomerode que desde o início do ano, mobiliza empresas da cidade e órgãos públicos para que sejam parceiros da iniciativa.

Presente no local, Charles Perini, um dos mobilizadores da ideia, informou que o custo estimado da obra chega em torno de R$ 280 mil, já com a homologação da ANAC.

“Hoje, o helicóptero desce no gramado do Hospital colocando em risco os que transitam ao entorno. O vento forte que a aeronave provoca pode levantar detritos e objetos do chão e pode machucar alguém. Sem contar que a maca passa por um caminho irregular oferecendo maior risco no deslocamento até o dirigível. Outro fator importante é que com a homologação da ANAC, se poderá fazer a transferência de pacientes durante o período noturno também. Hoje, isso não acontece”, explicou.

“Realmente as condições atuais não são adequadas e é importante a construção desta obra para o município. Existe a mobilização de empresários e representantes da sociedade para esta finalidade. O Legislativo também é parceiro, pois acredita que esta iniciativa agilizará e trará mais segurança no transporte de pacientes”, frisou.

Notícias relacionadas