Vale do Itajaí

Prefeitura de Blumenau estuda expandir serviço meteorológico para municípios da Amve, incluindo Pomerode

Atualmente, são 14 municípios que compõe a Amve que se beneficiariam desta parceria com a Defesa Civil de Blumenau.

17 de março de 2023

Foto: Fernando Gonzaga / Prefeitura de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) se reuniu na última quinta-feira (16) com a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) para avaliar a possibilidade de uma parceria com a entidade, de modo que o serviço meteorológico desenvolvido pelo AlertaBlu, seja expandido às demais cidades.

Atualmente, são 14 municípios que compõe a Amve que se beneficiariam desta parceria com a Defesa Civil de Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt, salienta que, de modo informal, mas solidário, o município já vem auxiliando algumas cidades em episódios de fenômenos climáticos.

“Blumenau tem a estrutura disponível e quer ser parceiro, mas pra que isso aconteça é necessário ampliar o nosso número de profissionais e esse custo com relação ao serviço meteorológico e também de geologia, precisa ser apurado. Nós, queremos sim auxiliar as cidades colocando nosso corpo técnico à disposição, para cada vez mais fortalecer a integração entre os municípios da Amve”, considera o prefeito.

A partir da conversa entre Prefeitura de Blumenau e Amve a Defesa Civil irá fazer um levantamento técnico, considerando o que necessitaria de uma ampliação para que a secretaria tenha condições de estender os serviços aos demais 13 municípios.

O diretor executivo da Amve, Cássio Quadros, reforça a importância das cidades da região terem esse amparo de Blumenau. “Naturalmente que é do nosso interesse melhorar o atendimento das pessoas, dando uma resposta mais precisa e mais segura. E quanto mais cedo nós tivermos acesso aos alertas dos fenômenos climáticos e puder avisar as cidades e as famílias, menores serão os danos”, analisa.

Além de Blumenau, a Amve é composta pelas cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Fonte: Fernando Gonzaga / Prefeitura de Blumenau

Notícias relacionadas