Porquinha de propriedade viraliza por gostar de mamar na vaca, em SC
Segundo veterinário, a situação não faz mal para os animais

Foto: Ivânia Dutra/Arquivo pessoal
Uma situação inusitada chamou a atenção de uma família que tem propriedade em Santa Rosa de Lima, no Sul de Santa Catarina. Uma porquinha começou a mamar e uma vaca com frequência, deixando o bezerro e a família de Ivânia Dutra quase sem leite.
Ao Portal g1, o veterinário e professor de Suinocultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) José Cristani, esclareceu que a situação não causa nenhum mal aos dois animais.
Ivânia contou ao g1 que a porquinha e mais seis irmãos nasceram no dia 11 de novembro de 2024. Da ninhada, quatro filhotes sobreviveram.
Todos os filhotes nasceram na propriedade dos pais de Ivânia. Mas, a única a mamar na vaca é Famosinha, como foi batizada a porquinha.
A porquinha é gulosa, gosta de mamar na própria mãe e também na vaca. “Desde que era menorzinha de tamanho, ela já tentava mamar enquanto minha mãe tirava leite [da vaca]. Mas, por ser pequena, não alcançava no teto da vaca. Assim que ela cresceu um pouquinho começou a mamar! Faz mais ou menos um mês”, relatou Ivânia ao portal.
Os proprietários do local disseram que nunca tinha presenciado antes um comportamento parecido com o de Famosinha, mas que acharam interessante.
Em entrevista ao g1, o veterinário José Cristani explicou que esse tipo de comportamento pode ocorrer dependendo de como os animais são criados na propriedade, destacando o comportamento não faz mal para nenhum dos animais.
“Normalmente são leitões de peso médio de 20, 15, 25 quilos, que são leitões um pouco maiores. Quando tem a criação de suínos e bovinos juntos, normalmente eles são criados em pequenas propriedades, aí é uma coisa que não é tão incomum assim de acontecer. Normalmente, isso não é uma coisa que acontece todos os dias, mas acontece”.