Entretenimento

Por que o Carnaval cai em dias diferentes, a cada ano? Entenda!

Cálculo é baseado na comemoração da Páscoa.

21 de fevereiro de 2023

Foto: Envato Elements

O Carnaval é a festa mais popular no Brasil, marcada pelos desfiles de Escolas de Samba e pelos blocos de rua, onde as pessoas comemoram e se divertem. E você sabe porque a data é sempre comemorada em dias diferentes, a cada ano?

Para isso, é preciso adiantar o calendário e chegar até à Páscoa, que também não tem um dia fixo. Isso porque a comemoração da ressurreição de Cristo é feita sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono – no Hemisfério Sul -, que em 2023, inicia em 20 de março.

A partir daí, 47 dias para trás – sete dias da Semana Santa e 40 dias da Quaresma -, chega-se à terça-feira de Carnaval. Ou seja, as duas datas estão relacionadas.

 

Foto: Envato Elements

 

Tanto que o Carnaval é uma festa pagã, que se inicia com a festa da carne (carnevale) e termina na Quarta-Feira de Cinzas, dia que marca o início da preparação da Páscoa – a chamada Quaresma, que se caracteriza como um período de oração e penitências, para acalmar os desejos e prazeres carnais.

Durante muitos séculos, os fiéis e os próprios representantes da Igreja católica encontraram muitas dificuldades para entender e explicar a fixação do calendário da Páscoa e do próprio Carnaval, porque havia uma discrepância muito grande entre as datas.

Somente com a entrada em vigor do atual calendário, o gregoriano, criado pelo papa Gregório 13 (1502-1585), no século 16, é que o domingo de Páscoa passou a cair obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril. A partir destas duas referências, os responsáveis pela organização do Carnaval podem programar a festa com muita antecedência.

 

 

Entenda melhor
Equinócio de outono em 2023: 20 de março
Primeira lua cheia após o equinócio: 06 de abril
Primeiro domingo depois do equinócio: 09 de abril (domingo de Páscoa)
47 dias antes do domingo de Páscoa: 21 de fevereiro (terça-feira de Carnaval)

Notícias relacionadas