Saúde

Pomerode terá Dia D de vacinação neste sábado, 20 de agosto

Ação será realizada das 8h ás 17h

16 de agosto de 2022

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Neste sábado, 20 de agosto, Pomerode irá aderir à iniciativa do Dia D de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, que é parte do calendário da Campanha Nacional.

A ação, que tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do público-alvo, será realizada das 8h às 17h, em todos os postos de saúde com sala de vacinas, exceto na Unidade de Saúde Prefeito Alwin Klotz.

O Dia D é destinado à vacinação contra a Poliomielite, ou seja de crianças com idade entre 1 e menos de cinco anos, e também de multivacinação, para crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

No entanto, pessoas com idade superior podem procurar as unidades de saúde durante o Dia D, caso tenham alguma imunização pendente em seu esquema vacinal.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Simone Steffens, é de suma importância que as crianças sejam vacinadas contra a Poliomielite e que tenham todo o seu esquema vacinal em dia.

“A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças. É uma estratégia segura, barata (em comparação ao tratamento) e eficaz! A erradicação de várias doenças só foi possível graças a vacinação. Não podemos permitir que doenças já erradicadas voltem. Vale ressaltar que o acesso das crianças à vacinação é um direito previsto em lei e é dever dos responsáveis e de toda comunidade garantir que esse direito seja cumprido. A cada ano percebemos a redução das coberturas vacinais. Para poliomielite, por exemplo, no ano de 2021 a cobertura vacinal foi de 93%, quando o mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Garantir a cobertura vacinal mínima é importante para que possamos evitar surtos de poliomielite, caso a doença se manifeste novamente”, afirma.

A meta da Secretaria de Saúde, acompanhando o objetivo nacional, é vacinar 95% do público-alvo, no caso da Poliomielite e na campanha da Multivacinação não há uma meta específica definida, mas o objetivo é alcançar o máximo de crianças e adolescentes possível.

Lembrando que o Rotary Club de Pomerode Nossa Pequena Alemanha está realizando uma ação especial, que sorteia prêmios às crianças que estiverem com o esquema vacinal completo durante o período da Campanha Vacinal. A ação tem apoio da Secretaria de Saúde da cidade e está vinculada a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação.

 

Vacinas aplicadas na Multivacinação

Para crianças:

– Hepatite A e B;
– Penta (DTP/Hib/Hep B);
– Pneumocócica 10 valente;
– VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
– VRH (Vacina Rotavírus Humano);
– Meningocócica C (conjugada);
– VOP (Vacina Oral Poliomielite);
– Febre amarela;
– Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
– Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
– DTP (tríplice bacteriana);
– Varicela;
– HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes:

– HPV;
– dT (dupla adulto);
– Febre amarela;
– Tríplice viral;
– Hepatite B;
– dTpa;
– Meningocócica ACWY (conjugada).

Notícias relacionadas