Pomerode tem novos registros de deslizamentos de terra
Com grande volume de chuva, solo permanece encharcado
Calçada cedeu na Rua dos Atiradores. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)
Ao longo da noite desta terça-feira, 29 de novembro, e manhã desta quarta, 30, novos deslizamentos de terra foram registrados em Pomerode, devido ao grande volume de chuva dos últimos dias. Isso ocorre pelo fato de o solo estar encharcado e não ter mais capacidade de absorção.
Além das mais de 60 ocorrências já registradas pela Defesa Civil de Pomerode, alguns outros deslizamentos foram registrados na cidade. Um deles é na Rua Armação, no Centro, onde parte de uma encosta cedeu e está sobre a lateral da via.
Outro ponto em que houve um deslizamento de pequeno porte foi na Rua Leopoldo Volkmann, que liga o Ribeirão Areia a Pomerode Fundos. No entanto, não há obstrução da via no local.
Ainda, uma seguidora entrou em contato com o Jornal de Pomerode, relatando uma queda de barreira na Rua Tangará, no Centro.
Parte da calçada cede na Rua dos Atiradores
Devido à chuva constante nos últimos dias, o solo nos morros e encostas de Pomerode encontra-se encharcado, provocando deslizamentos de terra, até o momento de menor volume.
Um deles ocorreu na Rua dos Atiradores, onde parte da encosta, à beira do Rio do Testo, cedeu, levando consigo parte da calçada. Criou-se um buraco na calçada, que está isolado.
Rua dos Atiradores continua com trecho alagado
No trecho da Rua dos Atiradores, próximo ao Marowski, há novamente água sobre a pista, desde as primeiras horas da manhã. A água segue abaixando, de forma gradual, porém o indicado é que veículos, ciclistas e pedestres não tentem passar pelo local.
Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta sobre a chuva persistente e volumosa nesta quarta-feira, 30, na região leste do estado.
Segundo o órgão, nesta quarta-feira, 30, as instabilidades atmosféricas e a circulação marítima responsáveis pelos altos acumulados de precipitação dos últimos dias voltam a se intensificar. Já pela manhã, as chuvas ocorrem de forma intensa e persistente entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí, avançando para a Grande Florianópolis entre o fim da manhã e início da tarde.
No decorrer da tarde e noite, a chuva se propaga em direção ao Litoral e Planalto Sul, mantendo sua forte intensidade. Os acumulados previstos para as áreas em vermelho do mapa variam entre 70 e 150.