Pomerode sedia etapa do Catarinense de Parapente, em novembro
São esperados cerca de 100 pilotos, dos três estados do Sul do Brasil.
Foto: Divulgação
Mais uma vez, o céu de Pomerode estará repleto de cores, nos dias 05 e 06 de novembro. Isso porque, naquele fim de semana, está programado para acontecer, em nossa cidade, a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Parapente. O evento é uma organização do Clube Pomerano de Parapente (CPP), com a supervisão da Federação Catarinense de Voo Livre (FCVL) e da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).
Segundo o presidente do CPP, Gabriel Starke, são esperados cerca de 100 pilotos de várias cidades de Santa Catarina e, também, de estados vizinhos, como Paraná e Rio Grande do Sul.
“A expectativa é grande, pois no mês de novembro, historicamente, temos os melhores voos na nossa região. Além disso, estamos preparando uma etapa diferenciada, com muita música, animação e aventura”, destaca.
“A nossa região consiste, basicamente, em um vale cercado de montanhas e desníveis, que garantem uma boa troca térmica do ar quente da cidade, pastos, casas e estradas, com o ar frio das montanhas e florestas. Essa troca térmica é que propicia o voo de parapente, formando correntes de ar quente, as quais, usamos como combustível para subir até a base da nuvem em formação”, acrescenta Starke.
O público que estiver interessado em acompanhar os pilotos, basta ficar ligado nas Redes Sociais do CPP, onde serão divulgados os locais por onde eles passarão. “Para acompanhar o campeonato, haverá um espaço na decolagem – Morro Azul, em Timbó. Dependendo da prova, o público poderá acompanhar também olhando para o céu que, com certeza, terá mais de uma centena de parapentes. Os pousos serão divulgados no dia do evento e postaremos nas páginas de rede social do nosso Instagram (@clubepomeranodeparapente)”.
O percurso é definido sempre no dia da prova, no entanto, Starke adianta alguns locais onde os pilotos passarão. “Tudo depende da condição climática de cada dia. Normalmente, fazemos uma prova com pilões de start (início) no Morro da Turquia e pilões subsequentes em Testo Alto, Testo Rega, Wunderwald e Testo Central, normalmente, num zigue-zague entre estas localizações. Por isso, convidamos a população para que acompanhe as provas. Além disso, as portas da sede do CPP estarão abertas, com completo serviço de bar e cozinha, chope e música ao vivo”, finaliza.
Até agora, foram realizadas etapas em Jaraguá do Sul (19 e 20 de fevereiro), Tangará (05 e 06 de março) e Santo Amaro da Imperatriz (14 e 15 de maio).
Programação
Dia 05 de novembro (sábado)
8h – Abertura das inscrições na sede do CPP
9h30min – Saída para a rampa (Morro Azul) da primeira barca; as demais, na sequência
11h15min – Abertura oficial do evento na rampa e briefing
12h30min – Início da prova do dia
17h – Entrega dos GPS para apuração do dia, na sede do CPP
Dia 06 de novembro (domingo)
9h30min – Saída para a rampa (Morro Azul) da primeira barca; as demais, na sequência
12h30min – Início da prova do dia
16h30min – Entrega dos GPS para apuração do dia, na sede do CPP
17h – Entrega da premiação