Pomerode registra mais de 80mm de chuva nas últimas 24h
Dados são do monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina
Foto: Envato Elements
As previsões apontavam um fim de semana chuvoso em diversas regiões do estado. E, no Vale do Itajaí, o tempo instável se confirmou.
Em Pomerode, o sábado, 18 de maio, registrou fortes chuvas e elevação do Rio do Testo. Nas últimas 24h choveu 83.10mm segundo os dados do Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.
Nas últimas 48h, os índices indicam mais de 100mm de chuva.
No fim da manhã o Rio do Testo registrava 1,58m. O pico foi registrado às 2h da madrugada de domingo, 19 de maio, quando chegou a 3 metros. Desde então, o nível vem baixando.
Previsão para Domingo, conforme a Defesa Civil
O domingo começa com tempo instável, com muitas nuvens em toda SC e com condição de chuva do centro ao norte do estado, principalmente entre o Planalto e o Litoral Norte, mantendo o risco baixo para ocorrências relacionadas a alagamentos. No decorrer do dia, a frente fria se afasta do estado diminuindo as condições para chuva, porém a nebulosidade permanece presente na maioria das regiões. O vento com fraca intensidade, permanece com direções variadas no estado, passando a predominar de sudoeste/sul no final do dia, com rajadas mais intensas (entre 40 e 60km/h) no Litoral Sul. As temperaturas sobem pouco ao longo do dia e as máximas à tarde variam entre 15 e 17°C no litoral e no Extremo Oeste e de 11 a 14°C nas demais regiões. O mar segue mais agitado de Florianópolis para o sul com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Médio Vale do Itajaí
Em Blumenau, um abrigo foi ativado ainda no sábado. Por volta das 7h30 deste domingo, o nível do rio registrou 8,30 metros, conforme o Alerta Blu e 11 pessoas estavam desabrigadas no início da manhã.
A previsão da Defesa Civil é de que o rio ultrapasse os 8,9 metros às 14h na cidade vizinha. Após o horário, o nível deve estabilizar.
Em Indaial, foram registrados alagamentos nas ruas Sete de Setembro, Carlos Schroeder, Caçador e Bagé. Às 11h o rio chegou a 8m.