Pomerode registra chuva acumulada entre 56,4mm e 67,5mm, nas últimas 48h
Dados foram divulgados nesta terça-feira, 29 de novembro.
Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode
A Defesa Civil de Santa Catarina, além da Epagri / Ciram, alertam para a continuidade das chuvas no Vale do Itajaí, especialmente o Baixo e Médio Vale, do qual, Pomerode faz parte.
Segundo os especialistas, os próximos dias seguem com chuva volumosa, persistente em alguns períodos, com acumulados diários variando de 40 a 80mm.
Conforme dados das estações pluviométricas instaladas no município, houve acumulados entre 56,4mm e 67,5mm de chuvas, nas últimas 48 horas.
A cidade conta com cinco estações em operação, sendo que quatro delas estão reguladas e trazendo informações sobre a atual situação das chuvas. A Defesa Civil Municipal reitera que a recém instalada estação na Rua Arthur Reinert, ainda não está disponível para fornecimento de dados para o município.
Até o momento, a Defesa Civil atendeu mais de 60 ocorrências, em residências ou vias da cidade, que vão desde desobstrução de ruas devido a queda de árvores e barreiras, até avaliação de imóveis em situação de risco.
Desde o último domingo, 27 de novembro, os chamados vem sendo realizados através do 199 ou em contato direto com a Prefeitura de Pomerode, por meio da ouvidoria ou central telefônica.
Monitoramento de áreas de risco
A Defesa Civil informa que está acompanhando e monitorando as áreas identificadas com risco de deslizamento em Pomerode. Uma delas está num ponto isolado da Rua Dr. Blumenau, no Centro, e outra na SC-110, que liga Pomerode a Jaraguá do Sul.
Os motoristas que precisarem passar pelo local, devem ter cuidado, pois cerca de 800m após a Curva das Três Marias, houve um deslizamento de terra na borda da pista, fazendo com que a terceira faixa fosse interditada para o tráfego.
Faça a sua parte:
– Evite sair em momentos de chuva forte ou transitar em ruas alagadas;
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica;
– Se a chuva causou rachaduras ou outro problema grave em sua casa, chame a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).