Especiais

Pomerode recebe intercambista vindo do Canadá

Emile Parent irá estudar no Colégio Sinodal Doutor Blumenau

13 de agosto de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

O intercâmbio cultural entre diferentes países é uma alternativa viável e interessante para muitos estudantes que desejam ampliar seus horizontes, conhecendo um novo país, seus hábitos e costumes. E não é de hoje que Pomerode recebe estudantes estrangeiros, em busca de uma experiência nova, por meio do intercâmbio.

Nesta semana, dois novos intercambistas chegaram a cidade, para estudarem e passarem um tempo em Pomerode, conhecendo também o Brasil e aprendendo nosso idioma. Um deles, que agora é aluno do Colégio Sinodal Doutor Blumenau é Emile Parent, que veio do Canadá, pela AFS.

O canadense irá estudar no 2º ano do Ensino Médio e falou um pouco sobre a oportunidade de vir para o Brasil, por meio de um intercâmbio.

“Minha primeira escolha era a Alemanha, porque eu queria realmente conhecer o país e aprender o alemão. Mas acabei me atrasando com a inscrição e como o Brasil é um dos países cujo o idioma mais se assemelha ao espanhol, entre as opções que eu ainda tinha, e porque acho o português um idioma interessante para se aprender, eu resolvi vir para cá”, explicou o estudante.

Ele chegou a Pomerode recentemente, mas já falou sobre suas primeiras impressões, a partir do contato que já pôde ter. “Eu acho a cidade bem especial, porque tem essa vibe europeia, eu realmente gostei daqui. Até porque eu não gosto muito de grandes cidades e aqui não é tão parado e nem tão agitado como um lugar maior. No meu primeiro dia aqui todos da turma já estavam falando comigo e isso foi muito legal, além de Pomerode ser muito bonita”, disse.

Emile iniciou suas aulas no Colégio Doutor nesta segunda-feira, 08. Logo na chegada, a turma preparou uma surpresa de boas vindas, com alguns mimos brasileiros, para recepcioná-lo.

O coordenador pedagógico da escola, John Eder Casa, destacou o quanto um aluno estrangeiro pode contribuir com a experiência cultural dos demais alunos da escola.

“Nós entendemos que receber um intercambista é uma riqueza muito grande para eles e para nós, porque eles têm uma bagagem cultural muito grande, que pode ser compartilhada conosco. Os dois intercambistas poderão aprender muito aqui sobre a cultura brasileira e também da nossa cidade. Nós também temos muito a ganhar, é muito benéfico receber intercambistas aqui, pois tem muito a compartilhar com os colegas da sala e conosco”, afirmou o coordenador.

Por fim, Casa enalteceu a dedicação da escola em prol da recpetividade para com os novos alunos. “Eles têm as suas host families, mas é claro que tentamos recebê-los da melhor forma possível. É desafiador para eles, mas a escola está de braços abertos e tentamos deixá-los o mais à vontade possível”, finaliza.

A outra intercambista recebida pelo Colégio Doutor é a alemã Jule Brinkert, que será apresentada pelo Jornal de Pomerode na próxima semana.

Notícias relacionadas