Turismo

Pomerode recebe cerca de 200 mil pessoas na 14ª Osterfest

Cidade manterá o calendário estendido para edição de 2023.

19 de abril de 2022

Foto: Daniel Zimmermann

Cerca de 200 mil pessoas vivenciaram um pouco das tradições da Páscoa para os imigrantes alemães em Pomerode (SC). Este é o público que prestigiou a 14ª Osterfest, maior evento do gênero na América Latina, que terminou neste domingo (17).

A Associação Visite Pomerode (Avip), que realiza o evento, já divulgou a data da próxima edição: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023.

A extensão no calendário, novidade deste ano, foi mantida. Serão oito semanas de evento. “A Avip ouviu os expositores, o público e os demais envolvidos no evento e todos avaliaram de forma muito positiva a ampliação do calendário, por isso definimos por manter”, comenta Mani Goede, presidente da associação que organiza a Osterfest.

Embora a programação do evento, com feiras, oficinas, alimentação e outros atrativos tenha encerrado, a maior árvore de casquinhas naturais e o maior ovo decorado do mundo seguem montados até 25 de maio para visitação.

 

Impacto econômico

De acordo com uma estimativa dos organizadores, o impacto econômico da Osterfest em Pomerode supera os R$ 40 milhões. Este resultado reverbera por toda a cidade, de acordo com Goede.

“O tempo de permanência médio dos visitantes no evento foi próximo a duas horas. Isso significa que o visitante que veio para a festa não ficou só na Osterfest: também aproveitou outros atrativos na região, de restaurantes a equipamentos turísticos, gerando movimentação econômica na cidade inteira. E estes estabelecimentos contrataram mão de obra temporária, que vive e consome nos bairros da cidade. Desta forma esse montante é distribuído para todos os bairros”, comenta.

Além de 250 empregos diretos, há registros de dezenas de vagas temporárias para o evento. Hoteis e pousadas registraram lotação máxima em todos os fins de semana de evento, assim como hospedagens alternativas.

 

Foto: Daniel Zimmermann

Impacto emocional

Se o efeito financeiro é mensurável em números, o impacto emocional do evento não tem medidas, de acordo com o presidente da Avip. “Com o crescimento do turismo no município nos últimos anos, muitas pessoas vivem essa atividade de forma muito intensa. Depois de dois anos com esse vazio, tivemos muitos colaboradores, fornecedores e artistas que relataram o verdadeiro sentimento de renascimento”, comenta.

A 14ª Osterfest é uma realização do Ministério do Turismo, do Governo Federal, e da Associação Visite Pomerode (Avip), contando com o patrocínio de Kyly, Karsten, Mueller, Nugali, Ness, Oxford, Olho Embutidos e Unifique, além do apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.

 

Notícias relacionadas