Tecnologia

Pomerode possui primeiro estacionamento inteligente do Brasil: conheça o Smart Camping TuristaRV

Iniciativa é pioneira no Brasil e visa oferecer um local para os viajantes, que funciona de forma autônoma e ainda contribui com a sustentabilidade

14 de fevereiro de 2024

Foto: Solange Giese

Você sabia que Pomerode tem o primeiro camping do Brasil a oferecer um atendimento que opera 24 horas por dia de forma autônoma? O Smart Parking nasceu em 2022, fruto da visão de três amigos aficionados por tecnologia, caravanismo e atividades ao ar livre. Os criadores na iniciativa são Solange Giese, Luciano Hentz e Edson R. Schmidt

Inspirados por soluções europeias renomadas, como “Sosta Camper” e “RV Parks”, os empreendedores desenvolveram uma tecnologia baseada em automação e internet das coisas, dando início à jornada do TuristaRV. Inicialmente conhecido como “Smart Parking”, o projeto evoluiu para “Smart Camping” a partir do momento em que os sócios compreenderam melhor o mercado e suas nuances.

“O Smart Camping TuristaRV Pomerode é pioneiro no país ao oferecer soluções para camping, tanto para os turistas quanto para os donos de locais de acampamento. Somos o primeiro a oferecer um camping operando 24 horas por dia com um sistema de autoatendimento, proporcionando autonomia e liberdade aos usuários. O TuristaRV é um camping realmente SMART, do início ao fim, uma experiência inovadora que racionaliza tempo e trabalho do anfitrião”, afirma Solange, uma das sócias da iniciativa.

Para fazer uso da estrutura do Smart Camping TuristaRV, os viajantes precisam, primeiro, fazer um cadastro na plataforma TuristaRV, com informações pessoais, de contato e do próprio veículo. Depois, é possível fazer uma reserva no estacionamento, de acordo com o tamanho do veículo.

Foi utilizada a inteligência artificial para o reconhecimento da placa dos veículos quando eles chegam na frente da cancela, assim como conexão de internet e transmissão de dados via Wi-Fi para que os dados sejam enviados para validação em tempo real nos servidores em nuvem. Também foi feito o desenvolvimento de hardware com placas de circuito impresso sob medida para os quadros de energia e água, e desenvolvimento de software para viabilizar o uso pelos viajantes e a gestão operacional dos campings.

“Ao chegar no estacionamento, o sistema reconhece a placa do veículo e a reserva, então ele abre a cancela e faz o check-in. O próprio cliente libera a estação de energia e água para consumo sob demanda em seu próprio smartphone. Ele também pode fazer o descarte do esgoto. No final, paga pelo consumo de água e energia antes do checkout e, após isso, a cancela do estacionamento se abre e encerra-se o uso do cliente no sistema. Com tecnologia avançada, o sistema simplifica cada etapa, garantindo uma estadia confortável e eficiente”, destaca Solange.

 

No TuristaRV, parceiros e afiliados tem acesso às seguintes funcionalidades:

  1. Acesso e facilidades de pagamento sem intervenções pessoais;
  2. Sistema de monitoramento por câmeras para garantir a segurança dos usuários;
  3. Marketing e divulgação do Smart Camping e dos atrativos da cidade nas redes sociais do TuristaRV, impulsionando o turismo na região;
  4. Controle e gestão operacional eficientes;
  5. Coleta de dados para distinguir o público, compreender o comportamento do turista e promover a sustentabilidade;
  6. Inovação: integração de tecnologias avançadas para proporcionar uma experiência única:
  7. Solução focada nos viajantes de motorhomes e trailers, oferecendo autonomia, segurança, economia e sustentabilidade;
  8. Estímulo à geração de novos negócios e empregos.

O TuristaRV apresenta uma solução disruptiva que combina software e hardware. Não existe nada parecido no Brasil e os sócios buscaram inspiração em modelos europeus. O TuristaRV se destaca por suas tecnologias de ponta e parcerias estratégicas, sendo a LabRetail uma delas, empresa que desenvolveu o protótipo funcional e continuará fornecendo os kits de automação para implantação.

“O dono do terreno deverá entregar o local com a infraestrutura necessária (terraplanagem, iluminação, água, energia, wi-fi, muro ou cerca) para receber o kit. Nós do TuristaRV participamos de todo processo desde a elaboração do lay-out, a coordenação da implantação e a operação do negócio como reservas, relacionamento com os caravanistas e a cobrança das diárias e dos consumos extras”, explica Solange.

No Smart Camping TuristaRV, em Pomerode, estão disponíveis 29 boxes para acomodar os veículos dos visitantes. Dentre esses, seis boxes são especialmente projetados para veículos com 12 metros ou mais de comprimento. Essas vagas mais espaçosas proporcionam a possibilidade de compartilhamento, permitindo que dois RVs de 6 metros sejam acomodados simultaneamente. Isso se traduz em uma capacidade total de até 35 RVs desfrutando do espaço de forma confortável e segura.

 

Os benefícios do estacionamento inteligente

Segundo os sócios da iniciativa, o TuristaRV não é apenas uma solução para campistas e caravanistas.  É um modelo de negócio para aqueles que buscam uma solução para rentabilizar seus espaços. Eles podem ser desde pessoas físicas, prefeituras e governos estaduais, até hotéis, pousadas e campings.

“O TuristaRV se propõe a resolver um problema muito comum em diversas cidades do Brasil: áreas ociosas podem se tornar ocupadas e rentáveis. E a operação acontece de modo automático, sem a presença do Anfitrião ou funcionário, 24 horas por dia, o ano inteiro. Oferecer um tipo de acomodação inteligente, como são os TuristaRV Pomerode e Nova Petrópolis (que deve ser inaugurado em breve), faz com que os Anfitriões também consigam reduzir o custo das contas de água e energia elétrica do espaço. Durante a temporada de verão, observamos um elevado aumento tanto no consumo de água quanto de energia, o que é esperado. Ao analisar dados repassados por entidade do setor, apuramos que os campings que operam com o fornecimento de água e energia já incluso no valor da diária da hospedagem, sem ser sob demanda, têm um aumento de 400 a 500% nas faturas, o que é impossível de repassar para as diárias do camping. Quando você tem um camping onde o consumo de água e energia é sob demanda, isso não acontece. No protótipo localizado em Pomerode, constatamos nos meses de janeiro e fevereiro uma elevação de 30 a 40% no consumo destes recursos”, frisa Solange.

Foto: @Kombi_ Blue

Ainda segundo a sócia, desde o lançamento da iniciativa, a resposta do público tem sido positiva. “O feedback recebido destaca a aprovação da automação, as comodidades, as tarifas aplicadas e confirma que estamos trilhando o caminho certo e nos motiva a continuar aprimorando nossos serviços. Já recebemos cerca de 500 famílias no Smart Campíng Pomerode e vários recorrentes, evidenciando que a proposta atende as expectativas e necessidades dos viajantes.

Seguindo o modelo pioneiro de Pomerode, neste mês de fevereiro será inaugurado o segundo Smart Camping, em Nova Petrópolis (RS), em uma área de 750 m², com nove boxes e capacidade de receber até 11 RVs.

“Assim como o pioneiro em Pomerode, o novo Smart Camping em Nova Petrópolis promete oferecer uma experiência única, combinando praticidade, tecnologia e sustentabilidade. Desde o autoatendimento até as facilidades proporcionadas pela automação e internet das coisas, cada Smart Camping é pensado para elevar a jornada do viajante. Estamos em processo de negociação para implantação de Smart Campings nos estados do ES, BA, PR, MG e DF, o que retrata nosso compromisso em fortalecer este segmento em todo o Brasil”, explica Solange.

 

Diferença entre Smart Parking e Smart Camping no universo TuristaRV

A tecnologia é modular e adaptável a ambas as opções, e recebe a qualificação “Smart”. No entanto, é o Anfitrião que determinará o que vai oferecer ao seu cliente.

Ambas as opções estarão acessíveis na plataforma TuristaRV, inseridas em suas respectivas categorias. Contudo o Smart Parking será um local apropriado para estacionar o RV, pernoitando ou não, sem a abertura de toldo e sem usufruir de área externa.

Já no Smart Camping, o turista vai encontrar uma oferta de serviços variados, boxes que possibilitam a abertura do toldo, a realização de churrascos, momentos de café ao ar livre e a liberdade de aproveitar a área externa como uma extensão da sua casa móvel.

TuristaRV é uma plataforma de reserva de hospedagens e experiências para campismo, caravanismo e atividades ao ar livre.

“Estamos redefinindo a experiência de viagem para os viajantes de motorhome e trailer. Este é apenas o começo de uma revolução no setor e desejamos contribuir para que ganhe força e se torne a ‘indústria do camping’ como acontece em diversos países. Nossa missão é estimular o turismo no país, principalmente para atividades ao ar livre, turismo de natureza ou de aventura, inclusive em destinos urbanos. O interesse por destinos sustentáveis está cada vez mais em alta. apesar disso, muitos viajantes se sentem desencorajados ao escolher os destinos e definir um roteiro, principalmente por conta da falta de segurança ou da infraestrutura inadequada. Estabelecemos parcerias estratégicas em diversos pontos do país para oferecer as melhores opções de hospedagem e experiências”, finaliza Solange.

Notícias relacionadas