Economia

Pomerode possui 5 mil empresas ativas, em 2024

Destas, mais da metade são de Microempreendedores Individuais (MEI)

11 de abril de 2024

Setor de obras de alvenaria é o mais comum em Pomerode. (Foto: Envato Elements / Imagem ilustrativa)

De acordo com o painel Mapa de Empresas, do Governo Federal, Pomerode contabiliza 5 mil empresas ativas em 2024. Nos dois primeiros meses do ano, foram abertas 154 empresas e 65 fecharam as portas.

No mês de janeiro, Pomerode registrou a abertura de 81 novos negócios, enquanto 35 encerraram as atividades. Já em fevereiro, 73 empresas foram abertas e 30 fecharam as portas.

O tempo para abertura de uma empresa, de acordo com o Mapa de Empresas, é de 2 dias e 9 horas, em Pomerode.

Do total de negócios ativos na cidade, mais da metade são de Microempreendedores Individuais (MEI). Segundo o painel, 2.597 empresas ativas em Pomerode são cadastradas como MEI.

Na divisão das empresas conforme sua atividade econômica, o setor mais comum em Pomerode é o de obras de alvenaria, que contabiliza 203 negócios ativos. O segundo colocado é o de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 189 empresas ativas. Por fim, o terceiro colocado é o setor de confecção de peças do vestuário (exceto roupas íntimas e confeccionadas sob medida), com 174 negócios ativos.

Analisando os negócios classificados como MEI, o setor que lidera também é o de obras de alvenaria, com 188 negócios. Já na segunda colocação, vem o setor de cabelereiros, manicure e pedicure, que tem 151 negócios ativos, e na terceira colocação está o nicho de preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente, com 113 empresas ativas (como MEI).

Em Santa Catarina, no ano de 2024, são 1.153.217 empresas ativas, sendo que 43.914 delas foram abertas nos meses de janeiro e fevereiro.

Notícias relacionadas