Comunidade

Poluição visual em pauta: vereadores se reúnem com presidente de associações, em Pomerode

O encontro serviu para o esclarecimento de dúvidas em relação ao Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 606/2024, que dispõe sobre publicidade e propaganda ao ar livre no Município de Pomerode

27 de junho de 2024

Foto: Moira P. Petrucci / Câmara de Vereadores

Na tarde de terça-feira, dia 25 de junho, os vereadores receberam no Plenário Mário Jung, o presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), Manfredo Goede e o diretor Setorial do Comércio da Acip, Ivan Blumenschein.

O encontro serviu para o esclarecimento de dúvidas em relação ao Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 606/2024, que dispõe sobre publicidade e propaganda ao ar livre no Município de Pomerode, e que está em tramitação na Casa Legislativa.

A proposição se dá pela preocupação com a difusão de publicidades que podem causar poluição visual e prejuízo aos direitos tutelados pelo Município e ainda que diversas entidades do município corroboram com a opinião que a poluição visual está destruindo a beleza da cidade. “E principalmente para os moradores que se deparam com esta poluição todos os dias”, explicou Blumenschein.

“Os efeitos de um excesso de poluição visual pode trazer inúmeros efeitos, tais como a desvalorização dos locais e perda da qualidade de vida, riscos de trânsito, pois a sinalização torna-se pouco visível, competição comercial pelo espaço visual sem chegar a lugar algum, destruição do potencial turístico, prejuízos psicológicos pela sobrecarga de estímulos, de acordo com diversos estudos, dentre outros”, acrescentou Manfredo Goede.

Os parlamentares receberam as informações com atenção e, após, obtiveram ofício encaminhado ao Executivo solicitando ações efetivas contra a poluição visual em Pomerode e que vem causando uma abundância cada vez maior em placas, outdoors, faixas, banners e outras formas de comunicação ostensiva.

O documento foi assinado pelas associações: Rotas Raízes Germânicas, Rota do Imigrante, Rota do Enxaimel, Liebestal, Handgemacht, Handwerk Artesanato, Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), Associação Visite Pomerode (AVIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A comunidade ainda pode participar da consulta pública em relação ao projeto pelo site da Câmara e o mesmo receberá parecer da Procuradoria da Casa e das Comissões Permanentes, para após, ser votado durante a Sessão.

Notícias relacionadas