VÍDEO: Policial Militar salva a vida de um bebê recém-nascido, em Blumenau
O bebê recém-nascido havia se engasgado com leite materno após se alimentar
Foto: Divulgação
Por volta da meia noite desta terça-feira, 09 de janeiro, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de engasgamento de uma criança recém-nascida, no bairro Itoupava Central.
A guarnição da Polícia Militar foi abordada por um senhor de 30 anos, que estava em situação de desespero, pois seu filho de apenas 13 dias de vida estava engasgado e não respirava há aproximadamente 10 minutos.
O bebê, recém-nascido, havia se engasgado com leite materno após se alimentar. Como o bebê estava desacordado, já com o rosto roxo, o Policial Militar Sargento Luzani iniciou manobra de Tapotagem.
Com a realização da manobra foi possível desobstruir as vias aéreas do bebê permitindo assim que ele voltasse a respirar.
Devido ao fato de o bebê ter ficado muito tempo sem respirar, a SAMU foi acionada para realizar avaliação médica.
Após avaliação da equipe médica, foi informado que o bebê está em plena saúde e foi entregue ao pai.
O que é a manobra de Tapotagem?
A manobra de tapotagem, também conhecida como percussão, é uma técnica de fisioterapia que envolve batidas rítmicas e regulares nas áreas do corpo com as mãos ou dedos. Essa técnica é frequentemente usada durante sessões de fisioterapia respiratória para ajudar na remoção de secreções das vias respiratórias.
A tapotagem pode ser realizada de diversas maneiras, incluindo:
Tapotagem direta: Golpes leves e rápidos são aplicados diretamente na área alvo com as mãos ou dedos.
Tapotagem indireta: Um instrumento é utilizado para realizar as batidas, como um copo ou um martelo de borracha.
Tapotagem em gancho: Os dedos são curvados e as batidas são aplicadas com as falanges.
Tapotagem em concha: As mãos são colocadas em forma de concha e as batidas são administradas com as bordas das mãos.
Essa técnica é utilizada para melhorar a circulação sanguínea, relaxar os músculos, facilitar a expectoração de muco em pacientes com problemas respiratórios e estimular a resposta neuromuscular. No entanto, é importante que a tapotagem seja realizada por profissionais de saúde qualificados para garantir a segurança e eficácia do procedimento.