Polícia Federal investiga crime de mineração ilegal, no Alto Vale
Essa prática ilegal configura um crime contra o patrimônio da União
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou uma operação no município de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí.
A ação visa fiscalizar e apurar infrações penais relacionadas à usurpação de bens públicos da União, especificamente a exploração ilegal de recursos minerais e outros crimes ambientais.

Foto: Polícia Federal/Divulgação
A ação está sendo desencadeada em cumprimento a uma decisão judicial da 6ª Vara Federal em Florianópolis e com vistas a apurar denúncias de atividades de lavra e extração de recursos minerais realizadas sem as devidas autorizações, permissões, concessões ou licenças necessárias.
A prática ilegal de mineração não apenas representa uma grave violação das leis ambientais, mas também configura um crime contra o patrimônio da União.
Caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão ser enquadrados nos crimes de usurpação de bens da União e de atividades lesivas ao meio ambiente. As penas para esses crimes podem variar podendo chegar a seis anos de detenção.

Foto: Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal e a ANM têm intensificado as ações de fiscalização para combater a mineração ilegal no Brasil. Essas operações são essenciais para proteger o patrimônio público e garantir a sustentabilidade ambiental.
A colaboração entre diferentes órgãos de fiscalização e a participação da sociedade são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.

Foto: Polícia Federal/Divulgação