Polícia

Polícia Civil resgata 12 cães em situação de maus-tratos e encontra filhotes mortos em Blumenau

Homem de 48 anos foi preso em flagrante; no local também havia aves silvestres e armas de fogo

9 de janeiro de 2026

Foto: PCSC/Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, prendeu em flagrante na quinta-feira, 8 de janeiro, um homem de 48 anos acusado de maus-tratos a animais e posse ilegal de armas de fogo.

Em ação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAS), os policiais encontraram 12 cães em condições degradantes, incluindo filhotes na lama, sem abrigo, sem água limpa, desnutridos e com ferimentos pelo corpo.

Foto: PCSC/Divulgação

Dois filhotes foram encontrados mortos no local. Além disso, 12 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro foram resgatadas, também em situação precária.

No imóvel, a equipe apreendeu duas espingardas, diversas munições de calibres 12, 36 e .22, além de carne de caça, que será submetida a perícia.

Foto: PCSC/Divulgação

O homem foi autuado pelos crimes de maus-tratos a cães, guarda ilegal de fauna silvestre  e posse irregular de arma de fogo. Os animais resgatados foram encaminhados ao setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura, em parceria com o Hospital Veterinário da FURB.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

A Delegacia de Proteção Animal lembra que maus-tratos a cães e gatos é crime com pena de 2 a 5 anos de reclusão. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.

Notícias relacionadas