Polícia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de homicídio em Blumenau

Suspeito de 25 anos também foi preso em flagrante após policiais encontrarem arma com numeração suprimida e munições adulteradas durante cumprimento de mandados

18 de julho de 2026

Foto: PCSC / Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde deste sábado, dia 18 de julho, um homem de 25 anos investigado por uma tentativa de homicídio registrada no bairro Itoupava Central, em Blumenau. A ação foi realizada pela Delegacia de Homicídios do Departamento de Investigações Criminais (DIC), com apoio do Núcleo de Inteligência (NINT) da 3ª Delegacia Regional de Polícia.

Durante a operação, os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão expedidos pela Justiça após representação da Autoridade Policial.

Crime teria sido motivado por desentendimento

De acordo com as investigações, a tentativa de homicídio ocorreu após um desentendimento envolvendo a distribuição de água de uma nascente utilizada por moradores da comunidade.

Conforme a Polícia Civil, o investigado foi até a residência da vítima, um homem de 32 anos, onde iniciou uma discussão e a agrediu fisicamente. Em seguida, retornou à própria casa para buscar uma arma de fogo e voltou ao imóvel da vítima, efetuando diversos disparos.

A vítima foi atingida na mão esquerda e, após os primeiros tiros, passou a ser perseguida pelo suspeito pelos fundos da residência. Ela conseguiu escapar ao fugir por uma janela e buscar abrigo na casa de uma vizinha.

Imagens e perícias reforçaram investigação

Ao longo da investigação, a Delegacia de Homicídios reuniu depoimentos de testemunhas, realizou exames periciais e analisou imagens de câmeras de monitoramento.

Segundo a Polícia Civil, as gravações mostram o momento em que o investigado deixa sua residência portando uma arma de fogo e segue em direção à casa da vítima, pouco antes da tentativa de homicídio. Os elementos reunidos corroboraram a dinâmica dos fatos e a autoria do crime.

Arma foi apreendida durante operação

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais localizaram a arma de fogo apontada como utilizada na tentativa de homicídio. Conforme a Polícia Civil, o armamento estava com a numeração de identificação suprimida, além de terem sido encontradas munições do mesmo calibre adulteradas.

Diante da situação de flagrância, o investigado também foi preso pelos crimes relacionados à posse da arma e das munições. Ele foi conduzido ao Departamento de Investigações Criminais para os procedimentos de polícia judiciária e, posteriormente, encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil destacou que a rápida atuação investigativa permitiu a identificação do suspeito, a solicitação das medidas cautelares e a apreensão da arma utilizada no crime, reforçando o trabalho de enfrentamento aos crimes contra a vida.

Notícias relacionadas