Polícia Civil indicia mais três detentos por homicídio dentro da Penitenciária de Blumenau
Investigação apontou que quatro presos teriam participado do crime, motivado por uma dívida no ambiente prisional; pedido de prisão preventiva de três envolvidos foi negado pela Justiça
Foto: PCSC / Divulgação/ Imagem Ilustrativa
A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou outros três detentos pela participação no homicídio de um homem ocorrido dentro da Penitenciária Industrial de Blumenau, na noite de 31 de agosto de 2026. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Homicídios do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, com apoio da Polícia Penal.
Inicialmente, um dos detentos assumiu sozinho a autoria do homicídio. Segundo o relato apresentado à época, ele teria estrangulado a vítima enquanto os demais ocupantes da cela dormiam. Na manhã seguinte ao crime, o mesmo interno foi registrado pelas câmeras de videomonitoramento retirando o corpo da vítima da cela.
Com o avanço das investigações, no entanto, novas informações e depoimentos indicaram, segundo a Polícia Civil, que o crime teria sido cometido de forma conjunta e previamente combinada por quatro detentos.
Quatro detentos teriam participado do crime
Conforme apurado durante a investigação, a vítima entrou na cela e, pouco tempo depois, foi surpreendida por um dos investigados, que teria aplicado um golpe conhecido como “mata-leão”, provocando a constrição do pescoço.
Ainda segundo a Polícia Civil, outros dois detentos teriam participado da ação, atuando na contenção física da vítima e impedindo que ela reagisse.
As investigações também apontaram que os envolvidos teriam combinado previamente que apenas um dos detentos assumiria a autoria do homicídio, numa tentativa de atribuir a ele a responsabilidade exclusiva pelo crime.
Investigação aponta dívida como possível motivação
A Polícia Civil informou que a motivação do homicídio estaria relacionada a uma dívida que a vítima possuía dentro da própria penitenciária.
De acordo com os elementos reunidos no inquérito, momentos antes do crime, a vítima teria conversado com um dos investigados justamente sobre uma dívida existente no ambiente prisional.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
O exame necroscópico confirmou que a morte ocorreu por asfixia decorrente de estrangulamento, resultado que, segundo a investigação, é compatível com a dinâmica apurada pelos investigadores.
Pedido de prisão preventiva foi negado
Diante dos novos elementos obtidos durante a investigação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos outros três detentos apontados como participantes do homicídio.
O Ministério Público se manifestou favoravelmente ao pedido. No entanto, a prisão preventiva foi indeferida pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau.
Com a conclusão das diligências, o Inquérito Policial foi encerrado pela Delegacia de Homicídios da DIC de Blumenau e encaminhado à 2ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau, que dará prosseguimento às providências cabíveis.