Polícia

PM apreende equipamentos de som em dois casos de perturbação do sossego em Indaial

Ocorrências foram registradas neste domingo (30), em diferentes pontos da cidade; em um dos casos, moradores relataram que o problema ocorria há vários dias

31 de agosto de 2026

Foto: Envato Elements / Imagem ilustrativa

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de perturbação do trabalho ou sossego alheios em menos de 03 horas, neste domingo (30), em diferentes pontos de Indaial. Nos dois casos, os policiais constataram a situação e apreenderam equipamentos sonoros.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 15h46min, após denúncias de som em volume elevado e algazarra. Uma guarnição foi até o endereço e confirmou a situação durante a aproximação.

No local, moradores relataram aos policiais que a perturbação estaria ocorrendo há vários dias e que já haviam sido registrados atendimentos policiais anteriores pelo mesmo motivo.

Um homem de 46 anos foi identificado e, segundo a PM, apresentava sinais de embriaguez. Ele foi orientado a desligar o aparelho sonoro, mas inicialmente se recusou.

Diante da constatação da perturbação, foi confeccionado um Termo Circunstanciado por perturbação do trabalho ou sossego alheios. Uma caixa de som e um pendrive foram recolhidos.

O homem assumiu o compromisso de comparecer ao Fórum na data e horário definidos durante o atendimento policial. Por isso, não precisou ser preso ou conduzido para a lavratura do flagrante.

Segundo caso ocorreu no Encano Central

Mais tarde, por volta das 17h20min, a PM atendeu uma segunda ocorrência de perturbação do sossego, desta vez no bairro Encano Central, em Indaial.

A corporação recebeu seis ligações de diferentes solicitantes, que reclamavam de som em volume extremamente alto. Uma guarnição foi deslocada até o endereço e encontrou uma aglomeração de pessoas.

Os policiais fizeram contato com o responsável pela residência, que informou estar realizando uma festa. Diante das denúncias e da constatação da contravenção penal, a aparelhagem sonora foi apreendida e um Termo Circunstanciado foi confeccionado.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

O responsável assumiu o compromisso de comparecer ao Fórum da Comarca de Indaial, em audiência designada para outubro de 2026. Por esse motivo, também não precisou ser preso ou conduzido à delegacia.

PM reforça que não há horário específico

A Polícia Militar reforça que a perturbação do sossego não depende exclusivamente do horário para ser caracterizada.

Segundo a corporação, denúncias dessa natureza mobilizam equipes policiais para atendimento. Quando a contravenção é constatada, a ocorrência pode resultar na apreensão de equipamentos sonoros, prisão em flagrante ou lavratura de Termo Circunstanciado, com posterior responsabilização junto à Justiça Especial Criminal.

Notícias relacionadas