Educação

Plano de Contingência para o Retorno das Aulas Presenciais é aprovado em Pomerode

Escolas agora trabalham na elaboração de seus próprios planos de contingência

27 de outubro de 2020

O Plano de Contingência Municipal para a Educação de Pomerode foi aprovado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 – Retorno às Aulas Presenciais no Município de Pomerode e já foi repassado às escolas. Agora, cabe às instituições de ensino elaborarem, por meio de um comitê próprio, os seus Planos de Contingência, adaptados para suas realidades.

As escolas tiveram cerca de uma semana para elaborarem os seus Planos de Comunicação Escolares e devem entregar o documento até esta quarta-feira, 28. Estes planos devem ser aprovados pelo Comitê Municipal, para só depois serem colocados em prática. Se forem aprovados, as escolas devem se preparar, com treinamentos e simulados, para o retorno das atividades em 09 de novembro.

Segundo os dados levantados para o Plano de Contingência, o território de Pomerode abarca 20 escolas municipais, três escolas estaduais, um polo de Educação de Jovens e Adultos estadual, três instituições/escolas privadas, uma escola de ensino técnico (SENAI) e a Apae.

 

No que se refere ao número de estudantes e matrículas são 746 em creches, 791 em pré-escolas, 2.190 em séries Iniciais (de 1º ao 5º ano), 1.785 em anos finais (de 6º ao 9º ano), 1.125 ensino médio e profissional, 192 EJA (Educação de Jovens e Adultos), 185 em Educação Especial. Os dados apontam que 21,22%1 da população pomerodense é de estudantes.

Das escolas, 93,10% ofertam alimentação, 100% água filtrada, 100% faz coleta de lixo periódica. Quanto ao número de colaboradores são 845 pessoas entre professores, colaboradores administrativos, serviços gerais, dentre outros.

As diretrizes, dinâmicas e ações operacionais a serem implementadas devem ter como base os cinco W (das iniciais do nome em inglês) são: W1) porque será feito; W2) o que será feito; W3) onde será feito; W4) quando será feito; W5) quem o fará. Os dois H: H1) como será feito; H2) quanto custará.

Também foram definidas medidas administrativas a serem adotadas. As medidas administrativas têm como objetivo promover um alinhamento geral da unidade escolar, com medidas gerais e aplicáveis para a maioria da comunidade escolar e dos ambientes do estabelecimento.

Além disso, devem ser adotas as medidas de higiene pessoal, com intuito de minimizar tanto o contágio direto quanto o indireto através de ações a serem realizadas de forma individualizadas, tanto por parte de estudantes quanto de colaboradores e visitantes.

O Plano de Contingência, na íntegra, pode ser visto abaixo ou acessando este link.

Notícias relacionadas