Ataque de Pitbulls a idosos em Blumenau leva a descoberta de maus-tratos a animais
Na mesma casa onde os cães estavam, a polícia encontrou pássaros em condições deploráveis e armadilhas ilegais

Foto: PCSC/Divulgação
Na manhã de segunda-feira, 17 de março, um casal de idosos foi encaminhado ao hospital após ser atacado por dois Pitbulls, em Blumenau. A tutora dos cães, uma mulher de 55 anos, foi autuada por omissão de cautela na guarda ou condução de animais.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 09h53min, para atendimento da ocorrência na rua Antonio Francisco de Oliveira, bairro Glória. A equipe do Samu também foi acionada para atendimento das vítimas.
De acordo com a Polícia Militar, dois cães da raça Pitbull teriam atacado e matado o cachorro dos vizinhos, da raça Poodle. Os proprietários do cachorro, ao tentarem separar os cães agressivos, também foram atacados.

Foto: PCSC/Divulgação
No local, os socorristas encontraram uma mulher de 83 anos, e um homem de 88, apresentando ferimentos perfurantes nos membros inferiores e superiores, com hemorragia moderada. Após confecção de curativos, as vítimas foram conduzidas conscientes e orientadas ao pronto atendimento do Hospital Santo Antônio, em Blumenau.
Ainda segundo a PM, em entrevista com a proprietária dos animais, ela informou que os cães saíram pelo portão de sua propriedade (que estava encostado) e derrubaram o portão de alumínio dos vizinhos, atacando o Poodle. Após o ocorrido, a tutora dos Pitbulls recolheu os cães. A guarnição da Polícia Militar registrou um termo circunstanciado em desfavor da responsável pelos animais.

Foto: PCSC/Divulgação
Crime de maus-tratos a animais
Após o ataque das vítimas, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA) do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), localizou dezenas de pássaros em condições de maus-tratos na mesma residência onde os Pitbulls estavam.
A equipe da DPA/DIC e da SEMMAS foi acionada e deslocou-se rapidamente para verificar a situação dos animais. No momento da diligência, além dos cachorros, foram localizadas gaiolas contendo pássaros nativos, todos sem anilha, em condições deploráveis e armadilhas (arapucas) usadas para captura ilegal de aves nativas.

Foto: PCSC/Divulgação
Diante da constatação de maus-tratos, os pássaros apreendidos foram encaminhados ao Hospital Veterinário da UNISOCIESC para cuidados médicos. Segundo a Polícia Civil, foi lavrado outro termo circunstanciado.
“A Delegacia de Proteção Animal reforça a importância da conscientização sobre a responsabilidade dos tutores de animais e o cumprimento das leis ambientais. A Polícia Civil destaca, ainda, o papel fundamental da comunidade em denunciar práticas de maus-tratos e crimes contra animais, colaborando para a proteção e bem-estar dos mesmos”, afirmou a corporação em nota.