Pet Terapia: animais auxiliam pacientes em projeto de extensão da FURB
Conheça o projeto que leva cães para agregar em sessões terapia
Foto: Lucas Adriano
A intervenção assistida por animais domésticos é uma tendência no mundo todo para o acompanhamento de pacientes que passam por sessões de fisioterapia. Na FURB, há acadêmicos de Medicina Veterinária, Fisioterapia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo envolvidos em um projeto de extensão que leva esta nova forma de terapia assistida para diferentes espaços de Blumenau.
Trata-se do projeto Pet Terapia, vinculado ao programa Saúde e Bem-Estar da FURB. Na Pet Terapia, tutores voluntários podem levar seus cães para uma seleção prévia, que ocorre semanalmente no Hospital Escola Veterinário da FURB, no campus 5. Caso o animal cumpra critérios previamente estabelecidos, eles acompanharão os bolsistas do projeto junto a diferentes públicos.
Atualmente, grupos de mulheres que integram a Rede Feminina de Combate ao Câncer, bebês que integram o projeto Observatório de Bebês de Risco e alguns grupos pessoas que usam os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) recebem as visitas do projeto liderado pelos estudantes da FURB.
“É um projeto que visa também essa multiprofissionalidade, a inserção do aluno da veterinária com outros cursos também. (…) A Pet Terapia é muito ampla, tem toda uma questão do próprio animal no ambiente, que ele já deixa o ambiente muito mais leve, mais agradável”, afirma Bruna Helena Kipper Zimmermann, professora responsável pelo programa.
A docente deixa claro que alguns tipos de cães, em virtude do porte, tamanho e comportamento podem não se encaixar nos requisitos para serem um pet-terapeuta. Animais muito jovens ou de idade mais avançada também podem acabar não se encaixando no perfil requisitado, que é de animais dóceis, que tenham boa interação com outros animais e que não se intimidem com um grande número de pessoas num mesmo local.
A terapia assistida com cães se aplica em vários tipos de tratamentos, estimulando nos pacientes hormônios como a endorfina e adrenalina, importantes para a melhora de diversos quadros diagnosticados, principalmente stress, ansiedade ou depressão. Tutores e responsáveis por cadastrar seus cães para participar do programa podem entrar em contato pelo Instagram @pet_terapia_furb.
Por Lucas Adriano / Jornalismo FURB