Esporte

Pelo esporte e cidadania

Educar e socializar, cultuando saúde, educação, disciplina, hierarquia e, principalmente, o senso de cidadania. Esses são alguns dos objetivos da escolinha de futsal que tem a parceria da APF e da Funpeel. A escolinha é gratuita e atinge alunos entre 14 e 17 anos.

1 de junho de 2015

Educar e socializar, cultuando saúde, educação, disciplina, hierarquia e, principalmente, o senso de cidadania. Esses são alguns dos objetivos da escolinha de futsal que tem a parceria da APF e da Funpeel. A escolinha é gratuita e atinge alunos entre 14 e 17 anos.

O planejamento do projeto teve início no fim de 2012 e, saindo do papel, as aulas tiveram início no dia 13 de março. A APF nos procurou para dar continuidade à parceria. Então a Funpeel concordou, desde que um trabalho de base também pudesse ser efetuado, visto que a faixa etária de 14 a 17 anos não possuía esse trabalho, comenta Célio Schlingmann, presidente da Funpeel.

Para orientar os alunos, o atleta da APF foi indicado pela equipe a ser o professor da iniciativa. Vendo o crescente interesse de meninos e com a aproximação com a Funpeel, indicamos um treinador que pudesse dar os primeiros passos a frente de uma escolinha de futsal. Para isso nada melhor que um líder, uma pessoa de confiança nossa. O nome escolhido e sugerido foi do professor Paraíba, que além de professor é atleta e capitão da equipe adulta da APF, comenta Rafael Ramthun, diretor de marketing da APF.

Com o nome, o presidente da Funpeel convocou o Paraíba para uma reunião. Tínhamos 20h disponíveis para um professor e o Paraíba já tem experiência com escolinhas e, juntando o útil ao agradável, ele foi o escolhido para essa missão, explica Célio.

Para o professor, a iniciativa vai além das quadras. Nosso objetivo é formar cidadãos, além da socialização com escolas e população. São atletas de um futuro próximo, onde poderemos disputar e representar a cidade de Pomerode em competições estaduais de base e adulto, ressalta Evanilson, mais conhecido como Paraíba.

Além do esporte, a escolinha também tem um objetivo social quando dá continuidade a projetos esportivos com jovens. A conhecida escolinha do Floresta atende as categorias sub-9 a sub-13. Também a auxiliamos nas competições com transporte, bolas e afins, exceto com dinheiro. No entanto, essas crianças paravam de treinar pelo fato de não possuir nenhum projeto para os jovens. Desta forma, a ideia é não parar com os treinos até chegar a fase adulta, além de tirá-los das ruas, ressalta Célio.

E pensando no presente, mas olhando para o futuro, a APF, que tem como um de seus principais objetivos fomentar e ajudar a desenvolver a modalidade de futsal no município de Pomerode e região, é também a entidade responsável pela manutenção e administração da equipe adulto que representa a cidade em competições como Copa Vale Europeu e os Jasc. Visando incentivar ainda mais o esporte, a APF decidiu abraçar ainda mais o projeto e buscou o apoio de duas empresas do município, GTD Malhas e Papelaria Ponto47. Quem sabe em alguns anos temos algumas jovens promessas vestindo a camisa da equipe principal. Equipe essa que hoje já se tornou uma referência em toda região, trazendo inclusive para essa temporada de 2014 atletas consagrados como Xoxo e Ivan, completa Rafael.

Para celebrar oficialmente a parceria, na noite de terça-feira, dia 24 de junho, a APF entregou o uniforme de treinamento para os atletas. Além disso, esta semana entregamos os primeiros kits de material de treino, camisas e calções. O projeto é conduzido e administrado pela Funpeel, mas conta com o apoio da APF visando sempre o lado social e o incentivo a prática esportiva, finaliza Rafael.

E agora uniformizados, os atletas treinam nas terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, e nas quintas-feiras, das 18h30min às 20h, no Ginásio Ralf Knaesel.

Notícias relacionadas