Para o bem da cidadania e integração social
Com o objetivo de promover o “ser cidadão”, desde 2013 a UEJA de Pomerode teve seu número de alunos triplicado,
passando de 52 em 2013 para 160 em 2015
Em 1986 foi criado em Pomerode o então denominado NAES – Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, o qual pertencia à Rede Estadual. O ensino era modularizado, semipresencial, vinculado ao CEJA/Blumenau e atendia somente ao Ensino Fundamental. O NAES não possuía sede própria, e com isso atuava em uma sala cedida pela Escola de Educação Básica José Bonifácio sob a responsabilidade de um professor/coordenador.
Devido a maior demanda de matrículas, em 1989 a prefeitura municipal assumiu o aluguel de duas salas de aula na Paróquia São Ludgero e neste local permaneceu até setembro de 1995. Em outubro daquele ano, o NAES instala-se em sua sede própria, construída pela prefeitura e em 1997 passa a atender também ao Ensino Médio, como unidade descentralizada do CEJA/Blumenau.
Já em dezembro de 2005, através da Lei Complementar Nº 119/05, foi autorizada a Municipalização do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em Pomerode, criando assim, a UEJA – Unidade de Educação de Jovens e Adultos.
No final de 2006, encerram-se definitivamente as atividades do NAES como extensão do CEJA. A partir daí, os alunos do Ensino Médio passaram a ser atendidos por professores do CEJA em duas salas de aula da nossa escola até 2010.
A Educação de Jovens e Adultos é uma possibilidade de reinserção escolar para aqueles alunos com defasagem em idade/série, quer seja por terem abandonado os estudos pelas exigências de trabalho precoce, quer seja pela exclusão do sistema regular de ensino por reprovações sistemáticas. A UEJA atende também, alunos das escolas regulares que foram aprovados, porém com dependência em até duas disciplinas.
Os alunos que buscam esta modalidade de ensino têm por objetivo, num curto espaço de tempo, concluir o Ensino Fundamental, almejando melhores condições sociais e econômicas.
“Para nós educadores, essa constatação nos aponta a necessidade de assumir o curso como oportunidade concreta para os jovens e adultos na formação do homem-cidadão-profissional. Muito além de ensinar conteúdos acadêmicos, acreditamos na perspectiva de uma educação como apropriação da cultura, enquanto integração de todas as atividades humanas e determinantes da humanização”, afirma a professora regente do UEJA, Edna C. P. Furtado .
De acordo com a professora, o objetivo é dar ferramentas para que os alunos consigam ampliar suas visões. “Sempre que possível, procuramos realizar atividades extracurriculares, enriquecendo assim, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Levar os alunos para além da sala de aula é possibilitar o conhecimento de outros espaços sociais, muitas vezes, nunca frequentados por eles anteriormente. Ao levar os alunos a conhecerem outros locais, é importante mostrar-lhes que estes também constituem espaços de aprendizagens e que possuem relação com as disciplinas. Portanto, é fundamental que toda atividade extracurricular seja planejada e trabalhada em sala de aula, pois são passeios ou visitas de estudo e não saídas para preencher o tempo. Até porque, pelo fato da UEJA trabalhar por disciplinas, temos um cronograma de cada encontro estabelecido e o fator tempo é muito precioso e precisa ser bem aproveitado. Este ano ainda não fizemos nenhuma saída de campo com os alunos, mas pretendemos realizar no decorrer do ano letivo, conforme o andamento das disciplinas e calendário letivo. No entanto, no ano passado levamos os alunos da UEJA para conhecerem o teatro municipal prestigiando uma apresentação teatral, assistiram a uma sessão de filme na sala de cinema local, fizemos uma visita à FURB onde tiveram a oportunidade de conhecer o Núcleo de Ensino da Matemática e a biblioteca da Universidade, viajamos para a Serra do Rio do Rastro e demais pontos turísticos da região, visitamos o Museu Pomerano, entre outras. É importante ressaltar que estas visitas de estudo tem despertado o interesse e ampliado o horizonte de alguns alunos que, apesar de terem ficado muitos anos fora da escola por motivos diversos, hoje se sentem confiantes e estão impulsionados pelo desejo de continuar seus estudos, chegando a cursar uma faculdade”, explica.
Atualmente a UEJA possui uma demanda de 160 estudantes matriculados. No início de 2013 a escola contava com a matrícula de apenas 52 alunos. A partir daí procuramos divulgar cada vez mais a escola através dos meios de comunicação (JP, rádio e cartazes). Criamos também a página da UEJA POMERODE no Facebook como opção de mais um canal de comunicação entre escola e alunos.
As matrículas são realizadas durante todo o ano letivo e as aulas acontecem no período matutino e no período noturno, facilitando assim, o atendimento às pessoas que trabalham.
A equipe UEJA é composta por 10 profissionais, sendo seis Professores, uma Secretária, um tecnólogo Educacional, uma Auxiliar de serviços Gerais e um Zelador.
“Durante toda a sua trajetória muitos profissionais atuaram em nossa escola sempre comprometidos em oferecer uma educação de qualidade e um aprendizado com significado para a vida. Neste sentido, buscamos contribuir para a formação do ‘ser cidadão’ de todos os alunos que chegam à UEJA. Sentir-se parte integrante de um grupo com necessidades e interesses semelhantes aos seus, faz toda a diferença para o processo de ensino e aprendizagem”, finaliza Edna.