Pai de menina desaparecida em Blumenau gravou vídeo antes de se entregar à polícia; confira
Anderson Rafael Hasse enviou um vídeo ao Cidade Alerta se manifestando sobre o desaparecimento da filha

Foto: Record/Reprodução
Na noite desta quinta-feira (20), Anderson Rafael Hasse, de 40 anos, que estava sendo procurado por sequestrar a própria filha, Bianca Freitas Hasse, de 8 anos, entregou-se à polícia no Rio de Janeiro (RJ).
A informação foi confirmada pelo delegado Bruno Fernando, da Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (DPCAMI).
Antes de se entregar à polícia, Anderson gravou um vídeo e enviou ao programa Cidade Alerta, da RECORD TV. As imagens divulgadas mostraram pai e filha aparentemente tranquilos.
No vídeo, Anderson afirmou que a atitude foi tomada com a intenção de proteger a filha (confira no fim da matéria).
O caso teve início no dia 28 de fevereiro, quando Bianca saiu para passar o fim de semana de visita com o pai, conforme o acordo de guarda que prevê visitas a cada 15 dias.
Devido ao feriado de Carnaval, Anderson poderia devolver a filha na quarta-feira, 5 de março, às 13h15, na escola. No entanto, a criança não foi entregue. Ao buscar Bianca no fim do dia, a mãe constatou que a menina estava desaparecida.

Foto: Redes Sociais
Planejamento do desaparecimento
A Polícia Civil apurou que Anderson planejava há aproximadamente três meses desaparecer com a filha. O motivo seria a perda da guarda dela e um suposto abuso cometido pelo avô materno contra a criança, conforme depoimento de amigos e familiares, que não acreditavam que de fato ele concretizasse a promessa. Anderson dizia que, se não sumisse com a filha, mataria o avô materno. Esses fatos foram apurados em inquérito policial e atualmente estão em trâmite no Poder Judiciário.
Descobriu-se que Anderson vinha desfazendo-se de seus bens de maior valor (carro e instrumentos musicais) e também realizou um empréstimo bancário para financiar sua empreitada criminosa, arrecadando mais de R$ 60.000,00, quantia que foi sacado de suas contas bancárias.
Quando foi deixado na região do Morro do Baú, em Ilhota, Anderson estava com várias malas e instrumentos musicais. Ele disse ao motorista que um amigo o buscaria para irem até Blumenau e, de lá, seguiria com colegas de trabalho para cidade de Piratuba passar o feriado de carnaval. No entanto, seus colegas negaram ter programado esse passeio.
Além do planejamento da fuga, Anderson está se valendo da alienação parental como forma de manipular a criança. Essa prática já vinha ocorrendo há meses e foi um fator determinante para a perda da guarda de Bianca.
O Delegado de Polícia representou pela prisão temporária de Anderson pelos crimes de sequestro e cárcere privado e desobediência. Após parecer favorável do Ministério Público, a prisão foi deferida pelo Poder Judiciário pelo prazo de 30 dias.
A Polícia Civil segue investigando o caso e deve divulgar novas informações em breve.
Ver essa foto no Instagram