Especiais

Os destaques do Encontro de Motorhomes

Um dos visitantes, chegou na cidade com um caminhão de 1946, que foi transformado em motorhome

10 de abril de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Um dos encontros que reúnem viajantes do Brasil e até mesmo de fora do País. Está de volta, o Encontro de Motorhomes em Pomerode, após ter sido cancelado dois anos consecutivos, por conta da pandemia da Covid-19.

Para este ano, são esperados 300 veículos. O evento iniciou nesta semana e segue até domingo, cujos visitantes estão concentrados no Parque Municipal de Eventos de Pomerode e poderão aproveitar para visitar os atrativos turísticos da cidade e, também, é claro, a 14ª Osterfest.

Desses mais de 300 motorhomes, alguns chamam a atenção, conforme o modelo. Um deles, é um caminhão Chevrolet ano 1946, de um casal da cidade de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina. Nico Calza e Rose Calza, proprietários do motorhome, explicam que o veículo está com eles há mais de 20 anos e era muito utilizado para exposições de veículos antigos. Mas, como ficava boa parte do tempo parado, na garagem, ambos resolveram restaurar o caminhão e transformá-lo em um motorhome. Com toda a reforma, o mesmo conta com uma ótima estrutura, tendo o necessário para fazer uma viagem tranquila e confortável.

Agora, a bordo do veículo, o casal viaja pelo Brasil e alguns países da América do Sul, há cerca de seis anos.

“Eu não consigo precisar quantos lugares exatamente visitamos, viajando com nosso motorhome. Mas foram vários, principalmente, aqui na Região Sul. Fomos até São Paulo, Mato Grosso e viajamos pelo Uruguai. É um hobby nosso que praticamos com muito amor e carinho, pois a gente acaba conhecendo muitas pessoas, culturas e vários lugares do nosso País”, conta.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

O casal comenta que esta é a terceira vez na cidade de Pomerode e que já haviam frequentado outros encontros, no município.

“É uma cidade linda, fantástica. Muito organizada, as pessoas são muito receptivas. A gente fica impressionado com a cultura alemã, da manutenção dos costumes. Inclusive, pretendemos ir para a Osterfest, em breve, pois já ouvimos falar muito bem dela e das grandes atrações, como o ovo gigante. Estou bem curioso para ver”, comenta.

Outro casal que também retornou para Pomerode, para mais um encontro, é Eduardo Coelho e Maria de Fátima. Ambos são da cidade de Lavras, interior de Minas Gerais. Desde os anos 1990, Coelho já tinha um trailer, um pouco mais modesto. Em 2013, investiu em um motorhome, quando se aposentou. O casal comenta que na cidade natal, ficam cerca de um mês, para exames de saúde. Já durante o resto do ano, passam na estrada, conhecendo novos lugares. E, sempre acompanhados de suas companheiras pets.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“Passamos quase o ano todo viajando de motorhome. Daqui de Pomerode, estaremos subindo para o estado do Paraná e visitando algumas cidades, por lá. Já passamos por todo o Sul do Brasil e, um dia, pretendemos ir para fora do País. Houve apenas uma vez viajamos para a África do Sul e, por lá alugamos um motorhome. Fizemos passeios de Safari, foi uma experiência sensacional”, relembram.

O evento é realizado pela Associação Catarinense Grupo Rodamundo. Segundo o presidente Getúlio Barreto de Souza, o evento, em Pomerode, é um dos mais esperados pelos viajantes.

“Todos que resolvem vir para Pomerode, adoram a cidade. Um exemplo é que foi um grande desafio de limitar um pouco do número de inscritos, por conta de alguns detalhes relacionados à infraestrutura. Para ser ter uma noção, pouco tempo depois que as inscrições estavam abertas para esse encontro, aqui em Pomerode, praticamente todas as vagas foram preenchidas”, comenta o presidente.

Notícias relacionadas