Eventos

Organizadores da Festa Pomerana anunciam protocolo de segurança sanitária

Seguindo o que rege o documento chamado “Evento Seguro” publicado pelo Governo de Santa Catarina, a atuação será a cautela e os responsáveis por essa fiscalização precisam estar atentos aos detalhes.

21 de dezembro de 2021

Janeiro de 2022 será o mês da retomada de uma das festas mais antigas e tradicionais de Santa Catarina: a Festa Pomerana. Entre 12 a 23 de janeiro, no Pavilhão de Eventos de Pomerode, o público poderá celebrar a 38ª edição desta festa cheia de cultura e tradição. Depois de, em 2021, a festa ter sido cancelada devido à pandemia de Covid-19, o clima entre os envolvidos com o evento é animação e ansiedade para novamente receberem o público com receitas e trajes típicos germânicos, chope, música e encontros culturais de maneira presencial.

Porém, aliada à animação está a cautela em garantir a segurança das milhares de pessoas aguardadas.  Muito mais do que espalhar pontos de álcool em gel pelo Pavilhão de Eventos e controlar o uso de máscaras pelos visitantes durante o maior tempo possível (exceto durante a alimentação), o desafio é mais amplo. Seguindo o que rege o documento chamado “Evento Seguro” publicado pelo Governo de Santa Catarina, a atuação será a cautela e os responsáveis por essa fiscalização precisam estar atentos aos detalhes.

Na prática, a informação será a aliada dos organizadores da Festa Pomerana. Além dos canais oficiais do evento,  a equipe da Pomerana contará com apoio dos  visitantes para que se conscientizem sobre a própria segurança e a dos demais presentes no evento. “O acesso ao nosso Pavilhão será permitido aqueles que possuem vacinação completa e comprovada. Os demais, terão que apresentar o laudo de exame RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado negativo, não reagente ou não detectado”, destaca Arlindo Ewald, presidente da Funpeel (Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer). A festa não terá ponto para realização de exames.

Por ter uma programação diversificada, com concursos, shows e encontros culturais, os organizadores da Festa Pomerana analisam caso a caso. Os envolvidos com as atrações obrigatoriamente deverão estar com o cronograma vacinal em dia. Situação, por exemplo, de todos os integrantes dos grupos que participam dos desfiles pelas ruas de Pomerode. “Nosso protocolo sanitário vai além do Pavilhão de Eventos. Temos que analisar por onde a programação da Festa Pomerana passa e adequar à nossa responsabilidade na contenção da variante Ômicron”, comenta Arlindo Ewald , da Comissão Organizadora da Festa Pomerana 2022.

Seguindo ainda as orientações do “Evento Seguro” e dando sequência a procedimentos de melhorias e inovação da festa, em 2022 todo o processo de compra de produtos e serviços durante a Pomerana será com uso de cartões de débito do próprio evento.  Na edição anterior houve o início da implantação desse formato sem cédula, porém era algo híbrido em que o visitante optava por usar o cartão de débito da Pomerana ou dinheiro. “Neste ano, para evitar a circulação de notas e com isso contribuir para a manutenção da saúde dos nossos visitantes, vamos aderir 100% a esse formato chamado cashless e otimizando também vários pontos para que o público faça a troca das cédulas com tranquilidade”, reforça Arlindo Ewald. Em breve, toda a programação do evento será divulgada.

Notícias relacionadas