Turismo

Organização Mundial do Turismo cita Rota do Enxaimel em site oficial

Atração pomerodense – cuja Associação tem respaldo do Sebrae/SC e da Viacredi no seu processo de branding – recebeu da entidade internacional o selo de melhor vila turística do Brasil em 2021 e ganhou menção na página da web

12 de abril de 2022

Foto: Isadora Brehmer/JP

Além do certificado recebido em dezembro do ano passado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agora a Rota do Enxaimel, de Pomerode, tem seu espaço no site oficial da instituição internacional. A página da web traz um resumo sobre a atração turística e também os selos que a proposta atende entre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) pregados pela OMT.

“É uma forma da Rota do Enxaimel estar visível para o mundo inteiro e isso, agregado ao selo de melhor vila rural turística do Brasil, atrai cada vez mais visitantes. Quem ganha é a Rota, os moradores e empreendedores que participam do projeto e a cidade de Pomerode, que abraça os turistas e percebe uma movimentação na economia a partir da iniciativa”, afirma Rogério Siewert, presidente da Associação Rota do Enxaimel.

O Sebrae/SC também é citado no site internacional, como um apoiador do projeto, por meio de consultoria, o desenvolvimento da cadeia de valor do turismo e o desenvolvimento da gestão do negócio, conforme consta no texto. “Essa menção é um reconhecimento de todo o trabalho que o Sebrae/SC vem desenvolvendo junto com outras entidades, em prol da Associação Rota do Enxaimel no sentido de potencializar o destino como uma opção turística, mostrando a experiência de valor que a Rota tem para entregar, além de impulsionar a competitividade local, aumentando a eficiência dos empreendedores locais”, destaca Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC no Vale do Itajaí. A cooperação entre a Associação, o Sebrae/SC e a Cooperativa de Crédito Viacredi iniciou em julho de 2021 e já promoveu várias ações, entre elas, um mapa turístico e a reestruturação do site www.rotadoenxaimel.com.br.

A Rota do Enxaimel, tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica localizada no bairro Testo Alto, em Pomerode, e inclui ao longo de 16 km em área rural cerca de 50 c

onstruções no estilo enxaimel, preservando não apenas as características arquitetônicas germânicas, mas também as tradições da cultura alemã de 150 anos atrás. A região foi reconhecida como Best Tourism Villages por atender a questões defendidas pela OMT – um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e acessível. A entidade internacional classifica e reconhece os destinos turísticos que impulsionam crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental.

O conteúdo completo no site oficial da OMT pode ser conferido aqui.

Notícias relacionadas