Estado

Operação Natal Seguro: Imetro-SC fiscaliza mais de 17 mil produtos no estado

A ação ocorreu em todo o país, em parceria com o Inmetro

13 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação

Mais de 17 mil produtos foram fiscalizados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) na Operação Natal Seguro. Com a proximidade da data que movimenta o comércio, fiscais foram às ruas para verificar a segurança e qualidade dos brinquedos, bicicletas e luminárias natalinas que estão sendo vendidas. A ação ocorreu em parceria com o Inmetro, em todo país.

oper Dos 17.050 produtos fiscalizados, 222 estavam com alguma irregularidade e foram apreendidos. As empresas notificadas têm um prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao Instituto.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, explica que o objetivo da Operação é trazer mais segurança para o consumidor. “O Selo do Inmetro no produto indica que ele passou por testes e está em conformidade com as normas de segurança”, alerta.

No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham passado pelo processo de avaliação da conformidade. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugues e tomadas

      

O diretor da Conformidade do Imetro, Maurício Marques Nazário, orienta que os consumidores fiquem atentos às especificações contidas nos produtos que desejam comprar. “Muitos destes produtos entram no país de forma clandestina, principalmente nesta época do ano quando o comércio ilegal toma conta das ruas e pontos de venda. Uma luminária natalina, por exemplo, se não tiver um fio ou plugue adequados, pode provocar um incêndio. Os requisitos obrigatórios, devem estar informados em português no produto, referentes a tensão, corrente e potência máxima do conjunto, além do nome, marca ou logomarca do fabricante ou do importador”, alerta.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Imagens: Divulgação

Fonte: Governo do Estado

Notícias relacionadas