Meio Ambiente

Onda de calor permanece até o fim de semana

Estado vem apresentando a condição meteorológica nos últimos dias.

18 de janeiro de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Nos últimos dias, Santa Catarina vem enfrentando temperaturas acima de 35°C. Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, os termômetros chegaram a marcar 40°C em cidades do Oeste e Extremo Oeste, como Itapiranga e Caibi.

E para os próximos dias, a Defesa Civil alerta que a onda de calor irá continuar, pelo menos, até o próximo sábado, 22 de janeiro. No período, as máximas estarão próximas a 40°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, Oeste e parte do Vale do Itajaí, incluindo Pomerode (áreas em vermelho no mapa abaixo).

Nas demais regiões do Estado, as máximas ficam acima dos 30°C. Pela persistência das altas temperaturas, por vários dias consecutivos – o que configura uma onda de calor -, a condição é de aviso especial (nas áreas em vermelho) e de atenção na área em laranja.

Por conta deste cenário, a Defesa Civil elaborou algumas dicas para que os efeitos das altas temperaturas sejam minimizados.

• Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis, que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

• Não deixe crianças e animais sozinhos nos carros, durante qualquer período de tempo.

• Minimize exposições diretas ao sol. Vista roupas folgadas e de cores mais claras.

• Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como, frutas e saladas.

 

Arte: Defesa Civil de SC

 

Notícias relacionadas