Estado

Onda de calor deve persistir pelo menos até sexta-feira (14), em SC

Defesa Civil alerta sobre o risco alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias

13 de fevereiro de 2025

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Arquivo / SECOM

Pelo menos até a sexta-feira (14), o calor segue intenso em Santa Catarina, trazendo risco alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Nestes dias as manhãs já iniciam abafadas e as temperaturas sobem rapidamente, com máximas na casa dos 35°C na maioria das regiões. No Planalto Sul os termômetros devem ficar na casa dos 30°C.

O calor mais intenso é esperado em áreas do Oeste, Litoral e Alto Vale do Itajaí, onde as máximas ficam entre 35 e 37°C, podendo chegar na casa dos 40°C em alguns pontos, principalmente do Litoral Norte.

A Defesa Civil recomenda

A Proteção e Defesa Civil alerta para os riscos à saúde e recomenda que a população tome medidas de prevenção, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, além de manter-se hidratado e procurar locais ventilados sempre que possível.

O alerta é especialmente importante para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que são mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo. Também é essencial reforçar os cuidados com os animais de estimação, garantindo que tenham acesso à sombra e água fresca.

Além disso, a Defesa Civil ainda pede que a população acompanhe as atualizações da Proteção e Defesa Civil e tome as precauções necessárias para evitar problemas de saúde e outros impactos decorrentes do calor extremo.

Notícias relacionadas