Eventos

Olho Embutidos participa do Festival da Broa de Centeio com Linguiça Blumenau, em Curitiba

Diversas padarias e confeitarias da cidade estarão oferecendo essa iguaria, que faz parte dos pratos tradicionais da capital paranaense.

3 de agosto de 2023

Fotp: Divulgação / Olho Embutidos

A Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, chega ao segundo semestre mantendo a meta de mostrar o novo posicionamento da marca ao participar mais de eventos regionais, com o objetivo de apresentar a versatilidade dos seus produtos artesanais.

O propósito vem sendo cumprido com maestria, tanto que de 08 a 20 de agosto, a linguiça Blumenau, seu carro-chefe, estará presente no Festival da Broa de Centeio com Linguiça Blumenau, de Curitiba, organizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná e a plataforma Curitiba Honesta.

Diversas padarias e confeitarias da cidade estarão oferecendo essa iguaria, que faz parte dos pratos tradicionais da capital paranaense. E a catarinense Olho, pela primeira vez, está entre os fornecedores. A broa estará sendo vendida, em qualquer um dos pontos participantes, ao valor de R$ 19,00.

As broas de Curitiba têm registro histórico desde 1870, conforme pesquisa feita por Oscar Pablo Luzardo, da La Panacoteca. Mesmo já sendo consideradas patrimônio cultural da cidade, aas broas ainda aguardam a aprovação do selo do Produto com Indicação Geográfica de Curitiba no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

E a linguiça Blumenau da Olho possui desde 2014 o selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – do Ministério da Agricultura), podendo ser comercializado em todo o território nacional.

“Por se tratar de um produto perecível e que envolve muitos cuidados no transporte para não perder suas características é necessário uma série de cuidados na sua produção, embalagem e logística de transporte. Passamos por uma série de auditorias na sua produção, antes de recebermos o selo”, informam os sócios e diretores, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr.

 

História da linguiça Blumenau

A história da linguiça Blumenau da Olho teve início quando a família Weege, vindo da Alemanha, trouxe na mala várias receitas germânicas e, entre elas, a da linguiça, que ficou popularmente conhecida como Blumenau, em alusão ao nome da cidade. Na época, Pomerode era um distrito de Blumenau, onde a empresa foi instalada.

A Olho, originalmente fundada pela família Weege, produz linguiça Blumenau, de forma artesanal, desde 1934. Por mês, são vendidas mais de 360 mil unidades que são utilizadas em diversos pratos da culinária regional. “Fazemos questão de manter até hoje a forma artesanal de produção, que é o que faz toda a diferença no sabor da nossa linguiça”, enfatizam os proprietários.

Para difundir a versatilidade da linguiça, a Olho, paralelamente ao Festival, estará com uma sequência de cursos para os panificadores. Entre as diversas possibilidades gastronômicas, está a cuca de linguiça Blumenau, muito apreciada por quem gosta da mistura do doce com o salgado.

Notícias relacionadas