Especiais

O único jet training de Santa Catarina

Primeiro jet training do estado fica localizado em Blumenau. Equipe do JP foi conhecer o local

28 de agosto de 2022

Instrutor de voo, Gabriel Wandall, dentro do simulador do Boeing 737NG. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

Um simulador que tem todas as características de uma aeronave Boeing-747NG e que fica bem do ladinho de Pomerode.

Conhecido por ser o primeiro jet training do estado de Santa Catarina, o curso e também o simulador, podem ser feitos no Aeroclube de Blumenau, que fica anexo ao aeroporto Quero-Quero, no bairro Itoupava Central.

Dentro da sala onde é executado o jet training, fica instalado o simulador de escala real da aeronave, com todas as funções que tem dentro de uma cabine de um Boeing-737NG. O curso é para pilotos de avião que já concluíram a formação profissional (PC) e já possuem experiência em regras de voo por instrumento.

De acordo com o instrutor de voo do Aeroclube de Blumenau, Gabriel Wandall, empresas aéreas pedem como mínimo que o candidato tenha experiência em cursos de multi-tripulação ou o Jet Training.

“Como essa aeronave tem uma complexidade a mais de sistemas, ele é homologado para operar com dois pilotos. Então, eles estarão aprendendo e participando do treinamento, com um colega do lado”, explica.

Este treinamento, que é feito em Blumenau, objetiva instruir o piloto nas funções conforme operação designada com ênfase em CRM (Crew Resource Management), que visa preparar o piloto em situações em que o erro humano possa ter efeitos devastadores. Além disso, o instrutor simula operações anormais, como situação de incêndio em motor, situações críticas em relação à meteorologia, sempre atuando na sua respectiva função conforme designado nos manuais de operação da aeronave Boeing-737NG.

“São treinamentos para preparar o piloto para situações totalmente diferentes. Como o índice de panes e problemas em uma aeronave é muito baixo, é necessário fazer este treino para sempre deixá-los prontos, caso tiver algo fora da normalidade. No caso, o instrutor de voo coloca várias panes para que o piloto possa sanar aquilo com tranquilidade ou ver maneiras de como proceder caso aconteça uma situação extraordinária”, comenta Wandall.

O curso de Jet Training é divido em parte teórica e prática. A fase teórica tem duração de 15 horas e a prática 20.

Mas, mesmo para quem não tem a carteira de piloto comercial, pode ter a experiência de ser um piloto por um dia. Aos interessados, basta entrar em contato com o Aeroclube de Blumenau para informações sobre marcação de horários e preços. Ligue 3337-4548.

Veja a matéria em vídeo, abaixo:

Notícias relacionadas