O que acontece no Reino Unido, com a morte da Rainha Elizabeth II
No comunicado da morte, a expressão usada seria “London Bridge is down”.
Antes do falecimento, já havia um plano de ações para o fato, chamado de "Operação London Bridge". (Foto: Freepik)
Com a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida na tarde desta quinta-feira, o8 de setembro, será colocada em prática a “Operação London Bridge”, que é a série de protocolos programados em caso de falecimento da monarca.
O protocolo está em vigor desde 1960 e lista todos rituais a serem seguidos, com a morte de Elizabeth II. Tudo inicia com o anúncio da morte da monarca, feito pelo secretário particular da Rainha, Sir Edward Young, à primeira-ministra Liz Truss. No comunicado, a expressão usada seria “London Bridge is down”.
Os outros 13 governos fora do Reino Unido, dos quais ela é chefe de estado foram avisados na sequência. Todos os programadas da emissora pública BBC serão interrompidos para a cobertura do acontecimento. Os jornalistas estarão vestidos com roupas pretas e vermelhas, de luto pela morte da Rainha.
Já nesta quinta-feira, 08, Charles, de 78 anos, passa a ser Rei, e deve fazer o seu primeiro pronunciamento oficial, como chefe de estado, na sexta-feira, 09. Também neste dia, o Rei Charles receberá o juramento de lealdade do governo, ao som de 41 tiros.
Dia da morte
O dia da morte de Elizabeth II será referido como o Dia D, enquanto os dias seguintes serão chamados de D+1 e D+2, e assim por diante. Deve ser feito um minuto de silêncio nacional após a morte e os edifícios religiosos tocarão seus sinos com abafadores, para produzir um som mais solene. Muitos destes abafadores não são usados desde a morte do Rei George VI, há 70 anos.
Funeral e enterro
Quatro dias após o falecimento, o caixão de Elizabeth II deixará o Palácio de Buckingham e será levado ao Westminster Hall, onde permanecerá por mais quatro dias, recebendo homenagens. Esta cerimônia terá um momento de abertura das portas para a população.
O funeral será realizado 10 dias após o falecimento e este dia será considerado feriado nacional. Também no dia do funeral, a Bolsa de Valores de Londres será fechada, assim como a maior parte dos bancos do Reino Unido.
Os sinos do Big Ben irão tocar às 11h deste dia, marcando o momento de silêncio no país, enquanto o caixão é levado para a Abadia de Westminster, para uma cerimônia com cerca de dois mil convidados.
A Rainha será enterrada na Capela Memorial do Rei George VI, em Windsor.
Mudança na moeda e no Hino Nacional
A moeda do Reino Unido passará a ser produzida com o rosto do novo monarca, o Rei Charles, enquanto a moeda atual, com o rosto de Elizabeth II sairá lentamente de circulação.
Passaportes, selos e uniformes militares também serão alterados. O Hino Nacional passará a ser cantado como “God Save the King”.