O caminho das águas claras
Que a água é o bem maior da humanidade, todo mundo sabe. No entanto, o que você tem feito para preservá-la? Sabendo da necessidade de cuidar da mãe natureza e de tudo que ela representa, a E.B.M. Hermann Guenther criou o projeto Adotamos o Ribeirão Clara: O caminho das águas claras,que tem por objetivo desenvolver atividades que tornem os alunos cidadãos com conhecimento.
Que a água é o bem maior da humanidade, todo mundo sabe. No entanto, o que você tem feito para preservá-la? Sabendo da necessidade de cuidar da mãe natureza e de tudo que ela representa, a E.B.M. Hermann Guenther criou o projeto Adotamos o Ribeirão Clara: O caminho das águas claras, que tem por objetivo desenvolver atividades que tornem os alunos cidadãos com conhecimento, visão e atitude para promover a sustentabilidade em seu meio.O projeto iniciou em 2010, quando as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental visitaram a represa que capta água do Samae, localizada próxima a uma das nascentes do Ribeirão Clara. Nesta visita, os alunos coletaram amostras de água nesse ponto para compará-la com a água coletada em outro ponto do ribeirão.
Assim começou o projeto, que tem data de execução até 2018, onde os alunos que fizeram a primeira visita foram denominados de pais do ribeirão. Quando esses alunos saírem do ensino fundamental, terão deixado a sua marca na escola e também em toda a comunidade, pelo fato de terem cuidado e conscientizado a população sobre a importância da preservação, explica a orientadora educacional, Simoni Cristina de Oliveira.
Desde então, diversas ações estão sendo efetuadas em parceria com alunos, comunidade e empresas da região. Dentre elas, a observação de resíduos jogados no ribeirão e trabalhos posteriormente realizados em sala de aula e panfletagem na comunidade.
Uma das ações realizadas em 2011 foi a coleta de óleo de cozinha para transformá-lo em sabão, é devolvido para as crianças que levaram o óleo.
A mais recente delas foi o plantio de Vetiver no entorno do ribeirão. A planta proporciona inúmeros benefícios ao Ribeirão Clara e a comunidade, pois suas raízes seguram a terra, além de filtrar a água, analisa a orientadora.