Tecnologia

Novo sistema de alerta de emergências será lançado no Brasil em 2024

Sistema será utilizado para alertas da Defesa Civil sobre emergências ou desastres

22 de maio de 2024

Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional

Até dezembro deste ano, um novo sistema nacional de alerta de emergências estará em funcionamento, em todos os estados das regiões Sul e Sudeste do país. Antes disso, a Defesa Civil irá testar o sistema em dez municípios brasileiros selecionados, com base em seus históricos de desastres e, na capacidade de resposta das defesas civis locais.

Este novo sistema de alertas emitirá avisos por meio do cell broadcast, em formato pop up, sobreposto ao conteúdo que eventualmente esteja sendo acessado no celular. Além disso, a depender do tipo de emergência, a mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver no modo silencioso, o que vai permitir maior funcionalidade do alerta nas situações de risco.

A operação do sistema será realizada pela Defesa Civil, que definirá áreas de risco para a emissão dos alertas. Qualquer celular dentro dessas áreas receberá a notificação, desde que seja compatível com a tecnologia, a qual funciona em redes 4G e 5G, e já está presente em aparelhos adquiridos a partir de 2020.  E por isso, não é necessário o cadastro prévio dos usuários e a indicação de um CEP de interesse.

A Defesa Civil continuará utilizando os alertas por SMS, porém, utilizará o novo sistema para situações de alto risco. Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens de texto do cell broadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários.

A implementação do novo sistema foi uma determinação da Anatel no final de 2022, que buscou apoio do governo para sua integração com a Defesa Civil e para desenvolver um plano de comunicação à população.

Após a conclusão da engenharia do sistema no final de 2023, as operadoras Claro, Tim e Vivo já implementaram a ferramenta em suas redes. No entanto, ainda é necessário realizar o treinamento das defesas civis e elaborar o plano de comunicação, ambos coordenados pelos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e das Comunicações.

No primeiro dia dos testes nos dez municípios selecionados, a Anatel realizará um alerta de demonstração para explicar o funcionamento do sistema e como utilizá-lo.

Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações e G1

Notícias relacionadas