- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Nova regra exige data de validade em ovos vendidos a granel
Medida do Ministério da Agricultura busca aumentar a segurança alimentar e a rastreabilidade do produto

FOTO: Reprodução/Redes Sociais
A partir de março, será obrigatória a impressão da data de validade em ovos vendidos a granel ou em bandejas sem plastificação. Além da validade, o carimbo deverá conter o número de registro do estabelecimento produtor. A medida, determinada por uma portaria do Ministério da Agricultura publicada em setembro de 2024, tem o objetivo de aumentar a segurança sanitária e a rastreabilidade do produto.
A regra não se aplica a ovos vendidos em embalagens plastificadas com rotulagem completa, como as encontradas em supermercados. Segundo José Eduardo dos Santos, presidente da organização avícola do Rio Grande do Sul e conselheiro do Instituto Ovo Brasil (IOB) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a marcação será feita com tinta atóxica, própria para alimentos.
Santos destaca que a mudança trará benefícios para a segurança alimentar. “Essa exigência de carimbo no ovo solto vai ajudar muito nas questões sanitárias. Precisamos saber a procedência do produto, e sem essa informação fica complicado.”
A atualização da legislação, que não era revisada desde 1991, reflete o crescimento do setor avícola, que hoje conta com grandes empresas e pequenos produtores no mercado.