Meio Ambiente

Zoo Pomerode registra os primeiros nascimentos de 2021

Filhotes de Ema, Bugio-ruivo e Marreca-colorada, foram os primeiros animais a “virem ao mundo”, no Zoológico, neste ano

11 de janeiro de 2021

O Zoo Pomerode começou o ano de 2021 com novos integrantes. Na semana passada, os primeiros nascimentos do ano foram registrados.

Na última quarta-feira, dia 06 de janeiro, um filhotinho de Ema veio ao mundo após passar por incubação artificial, processo este que levou cerca de 35 a 40 dias. A espécie tem a plumagem é acinzentada, sendo possível diferenciar os machos pela região do pescoço e do peito, que possuem coloração negra. Tem pernas fortes com 3 dedos nos pés.

O adulto pode atingir 1,40 m de altura e pesar 25 kg. Além disso, o animal é considerado uma espécie quase em extinção. Seu habitat comum é nas regiões de campos abertos e bosque, sendo predominante em países como o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Outro nascimento no Zoo Pomerode, neste ano, foi um filhote de Bugio-ruivo, que também veio ao mundo na semana passada.  Os machos adultos da espécie se destacam pela coloração avermelhada, enquanto as fêmeas, os infantes e os juvenis são de coloração marrom escuro ou preto. Os machos pesam em média 7 kg e podem atingir 1,70 cm de tamanho (com a cauda), sendo as fêmeas, menores. O animal é comum em nossa região, assim como em todo Brasil.

E, também nas aves, filhotinhos de Marreca-colorado, nasceram e se tornaram novos “moradores”, do Zoo. A espécie mede, em médias, entre 35 e 48 centímetros de comprimento. De coloração café claro com estrias pretas é uma ave muito rústica e resistente. Sua característica física é alterada com a idade e sexo.

É uma ave comum em pântanos, lagoas e lagos. Ela frequenta água doce, mas também águas altamente alcalinas. Prefere águas rasas ou bordas de lagoas forradas com vegetação herbácea. Ocorre desde o sudoeste do Canadá até a Terra do Fogo e também no Peru, Paraguai, Brasil e nas ilhas Malvinas.


Filhote de Bugio-ruivo


Filhotes de Marreca-colorada (Fotos: Zoo Pomerode)

Notícias relacionadas